Quer morar no exterior? Veja dicas e documentos necessários

Quer morar no exterior? Pois bem, isso é possível se você tomar as decisões certas. Acontece que dá para morar fora do país, mas também é complicado, já que envolve decisões tomadas aqui e no país de destino.

Segundo uma estimativa do Ministério das Relações Exteriores, há cerca de 4,2 milhões de brasileiros vivendo em países estrangeiros. Através da vivência deles, é possível entender o que é necessário para a mudança e se vale a pena morar fora do Brasil.

Prossiga com a leitura do artigo e veja o que precisa se quer morar fora do Brasil para trabalhar ou estudar!

O que é preciso para morar no exterior: documentos necessários

“O número de brasileiros no exterior cresceu 35% entre 2010 e 2020, nunca havendo tantos brasileiros morando fora do país.” (fonte: Itamaraty)

Quais são os primeiros passos de quem quer morar fora do Brasil para trabalhar, estudar ou qualquer outra coisa? Bem, três passos são essenciais antes de reunir os documentos:

1.                    Decidir a razão pela qual deseja morar fora do país

2.                    Decidir para onde quer ir, que varia conforme a intenção no exterior

3.                    Faça uma planilha com todo o orçamento da mudança.

Definidos os principais passos para morar fora do Brasil para trabalhar ou estudar, é momento de reunir os documentos!

Passaporte brasileiro

O passaporte brasileiro é a sua identificação no exterior, sendo ele emitido pela Polícia Federal mediante pagamento de taxa. Para viajar, é importante que o passaporte esteja dentro da validade.

Visto de trabalho ou de estudos

Dependendo do país de destino, o visto de trabalho ou de estudos é uma exigência para a entrada no país. Além de trabalho e estudos, o visto pode ser emitido para turismo, investimento, casamento, entre outras coisas.

Há países que não precisam de visto para morar e trabalhar?

Há diferentes países que não precisam de visto para morar e trabalhar, mas eles apresentam um tempo máximo de estadia. Além disso, todos os países se encontram na América do Sul, com o restante permitindo a isenção de visto apenas para o turismo.

Os países que não precisam de visto para morar e trabalhar são:

· Argentina;

· Paraguai;

· Uruguai;

· Chile.

Documento de identificação

Nos países considerados membros/associados do Mercosul, é possível usar apenas o documento de identificação para a moradia e o trabalho no exterior. O documento precisa apenas estar em boas condições e ter data de expedição menor que 10 anos.

Além disso, consulte no órgão consular do país de destino se é necessário o documento traduzido e apostilado.

Dupla cidadania

A dupla cidadania é o documento mais completo de todos, já que ele o faz ser reconhecido como cidadão de um país no exterior. Para obtê-la, é necessário ter:

· Descendência familiar de fora;

· Casar com alguém de fora;

· Ou morar por um certo período no país estrangeiro.

Para obter alguns documentos necessários para a dupla cidadania, acesse um cartório online e agilize o processo.

O que é preciso para morar no exterior: dicas para morar em outro país

Após organizar os documentos e se planejar para a viagem, começa a parte mais difícil: se preparar para a viagem. Para lhe ajudar a morar em outro país, aqui vão algumas dicas!

Comece a acumular dinheiro para a viagem e a vida fora do país

Se você estiver indo por motivo de estudos, é possível obter financiamento em várias instituições. Agora, se for para trabalhar, é necessário acumular o dinheiro e até pedir para a empresa custear uma parte das despesas.

E o que entra na conta?

· Passagem;

· Visto e documentos;

· Aluguel da moradia + caução;

· Contas básicas;

· Comida;

· Transporte;

· Entre outras coisas.

Organize todos os documentos num só lugar

Leve uma pasta para separar os seus documentos para a viagem, sendo eles divididos um do outro.

Domine um pouco da história do país

Você está saindo de uma cultura para outra, então além da língua, é importante que conheça bem a história, política e economia do país.

Resolva todas as pendências que tiver no Brasil

Por fim, resolva todas as pendências que existirem antes de partir para outro país. Isso envolve vender o carro, comunicar a empresa onde trabalha, comunicar a data de saída da sua moradia, caso seja aluguel, e por aí vai.

Vale a pena morar fora do Brasil?

Vale a pena morar fora do Brasil? A resposta é sim. Apesar das dificuldades de se adaptar a uma nova realidade, morar fora permite que entre numa situação melhor, socialmente, financeiramente e/ou politicamente.

Além disso, você aprende uma nova cultura, o que ajuda na fluência da língua. Também conhece novas pessoas e experimenta melhores oportunidades. E essas são apenas algumas das vantagens de morar no exterior!