Giro de Noticias

Com busca ativa, Maranhão aumenta em quase 100% número de beneficiários do Programa Tarifa Social

Com o trabalho de busca ativa realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) a partir de cooperação com a Equatorial Energia, com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em dois anos e meio, o número de beneficiários do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica quase dobrou no Maranhão, até agosto de 2019 eram contempladas aproximadamente 600 mil famílias. O esforço foi coroado na última sexta-feira (18), durante agenda de governo na cidade de Alcântara, ocasião em que foi celebrada a marca de 1 milhão de famílias beneficiadas.

O desconto, que pode chegar até 65% na conta de luz, possibilita que essas famílias tenham a oportunidade de destinar recursos do seu orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas. Além disso, por meio da Tarifa Social, somente em 2021, mais de R$ 378 milhões foram injetados na receita dos municípios maranhenses, movimentando a economia local.

Presente no local, o governador Flávio Dino pontuou sobre a importância e relevância do programa para as famílias. “Quero agradecer a todos aqueles parceiros nessa importante iniciativa da Tarifa Social de Energia. Em razão dessa parceria, praticamente dobramos o número de beneficiários do programa no Maranhão. Esse é um benefício que chega diretamente aos lares da população nesse momento de grave crise econômica no país e, por isso, é uma data a ser comemorada. É muito significativo ter 1 milhão de lares maranhenses recebendo esse benefício tão importante para proteger o orçamento das famílias”, disse.

O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, também ressaltou sobre o alcance do projeto. “Em setembro, estivemos ao lado do governador e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, firmando parceria com a SES pelo SUS. A família que recebeu o milionésimo benefício foi contemplada graças ao cruzamento desses bancos de dados”, esclareceu o presidente.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Larissa Abdalla, recebeu da Equatorial uma placa como agradecimento pela parceria. A secretária externou sua gratidão por todo o projeto, ao lado do prefeito de Alcântara, Padre William, e do prefeito de Bacuri, Washington Oliveira, representando a Famem. “Sabemos a importância deste projeto e, junto aos nossos parceiros, trabalhamos para alcançar o número que hoje celebramos”, disse Larissa Abdalla Britto.

Presente na solenidade, a integrante da milionésima família beneficiada, dona Maria Tereza, foi contemplada com um vale-troca de uma geladeira. “Estou muito feliz de estar aqui, no meio dos meus amigos e ao lado do nosso governador. Quero dizer que esse programa já ajudou e continua ajudando muita gente, inclusive os meus”, afirmou a trabalhadora.

Em relação à quantidade de famílias aptas a receber o desconto, o Maranhão hoje é o segundo estado do país com a maior quantidade de famílias cadastradas.