O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de Noticias

Propostas aprovadas na Câmara transformam entidades sociais em órgãos de utilidade pública

Parlamentares aprovaram diversos Projetos de Lei, considerando de utilidade pública várias entidades de trabalho social e beneficente. As propostas foram apresentadas na Câmara Municipal de São Luís e receberam aprovação dos vereadores. A declaração de utilidade pública é o reconhecimento pelo poder público de que uma entidade civil presta serviços de acordo com o seu objetivo social, de interesse para toda a coletividade, em vista do bem-estar social.

O Coletivo Nós (PT) apresentou e obteve aprovação de três Projetos de Lei, propondo consideração de utilidade pública a instituições que atuam em ações religiosas, esportivas e de produção familiar. As entidades beneficiadas são: Tenda Espírita de Mina e Cultura Pai Oxalá, Articulação Estadual das Casas Familiares Rurais do Maranhão (ARCAFAR-MA); e a Sociedade Esportiva Atlântico.

O vereador Zeca Medeiros (Mais Brasil), apresentou propostas para consideração de utilidade pública as entidades o Instituto Mensagem, no âmbito do município de São Luís; e a Associação Desportiva Dinamarca Escolinha Bom de Bola, Bom de Escola (EBBE).

A entidade Instituto Semeadores do Reino, foi beneficiada pelo vereador Raimundo Penha (PDT) para ser considerada de utilidade pública. O vereador Antônio Garcez (AGIR), apresentou Projeto de Lei para que seja considerado de utilidade pública, o Centro Cultural Divino Espírito Santo da Liberdade – Os Indomáveis.

Para obter o título, é necessário o atendimento de requisitos como ser entidade sem fins lucrativos; possuir, no mínimo, dois anos de comprovada atuação no município; prestar contas dos gastos, caso receba recursos públicos; não ter membros e familiares com vínculo nos poderes executivo e legislativo; e não remunerar seus diretores.

Após aprovação pela Câmara, deve ser sancionada pelo prefeito, e após, a entidade poderá, entre outras ações, firmar parcerias e convênios com o poder público para melhorar e ampliar sua atuação na cidade.