Projeto Somos todos Pedestres leva educação para o trânsito do Jaracaty

O Projeto Somos todos Pedestres levou ação educativa para o trânsito da Avenida Professor Carlos Cunha, no Jaracaty, nesta terça-feira (11). 

Promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), a atividade contou com a parceria do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV) e a participação de 14 educadores da Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA.

O Projeto Somos Todos Pedestres tem por objetivo conscientizar condutores de veículos e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Nesta ação, o destaque foi para a utilização correta da faixa de pedestres.

A animação da atividade ficou por conta dos mascotes “Maria Sinaleira” , “Zé Plaquinha” e do personagem “Agentileza”, do grupo Transitarte. O núcleo de teatro do Detran-MSA realiza atividades lúdicas e performances sobre boas práticas e comportamento seguro no trânsito. 

Retorno

Após um período de suspensão, devido as medidas sanitárias de proteção à Covid-19, o Detran-MA está retomando as atividades educativas presenciais e, para isso, vem adotando todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do coronavírus. Durante as ações, os educadores usam máscaras de proteção e álcool gel.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, o Projeto Somos Todos Pedestres é uma importante ferramenta de conscientização. “Muitos acidentes podem ser evitados se todos estiverem cientes do seu papel no trânsito, portanto, este trabalho visa conscientizar pedestres e condutores de veículos sobre suas responsabilidades”, afirmou.

A ação foi realizada na mesma data em que se comemora o Dia dos Estudantes, 11 de agosto. A estudante Maria Eduarda Mendes, de 9 anos, contou que conheceu o trabalho do Detran-MA durante uma visita de educadores do órgão em sua escola. “Essa atividade foi muito divertida e educativa. Depois disso, quando meus pais estão dirigindo, sempre peço para eles terem mais atenção no trânsito”, destacou.

O funcionário público João de Jesus acredita que este trabalho é muito importante para a educação da população. “As pessoas precisam saber de suas responsabilidades no trânsito. Ações como essas nos ajudam a zelar pela segurança de todos no trânsito”, declarou.  

De acordo com os educadores que participaram desta ação, foram distribuídos cerca de mil panfletos educativos, atingindo um público de aproximadamente mil pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.