.

Projeto de Lei de Dr. Gutemberg pretende instituir a Semana Ludovicense de Gastronomia

Está tramitando na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei nº 283/21, do vereador Dr. Gutemberg (PSC), que pretende instituir no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana Ludovicense de Gastronomia.

Segundo o parlamentar, o objetivo do evento é evidenciar e reforçar a vocação gastronômica de São Luís, tanto no cenário nacional como internacional, além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos empreendedores gastronômicos no fomento à economia do município, na distribuição de renda e na geração de inclusão social.

“São Luís é uma cidade que tem vocação turística. Isso é indiscutível. Contudo, nossa cidade ainda não se tornou uma rota preferencial e regular para turistas nacionais e estrangeiros. A gastronomia é um importante fator que poderá contribuir para alavancar o turismo. Por resultar de uma combinação, principalmente, das culturas europeias, africana e indígena, ela já é reconhecida como um dos grandes atrativos de nossa cidade”, disse.

Conforme o texto da proposta, a Semana Ludovicense de Gastronomia deve ser realizada, anualmente, na última semana de setembro, mês de aniversário da cidade. Ainda de acordo com a proposição, poderão ser firmadas parcerias com entidades privadas para a realização da Semana Ludovicense de Gastronomia.

“A realização desse evento também contribuirá para a promoção da cultura e a preservação do patrimônio histórico, do folclore, servindo também para estimular a consolidação e ampliação da agricultura familiar rural e urbana, a produção artesanal e a divulgação de conhecimentos relacionados à diversidade cultural da cidade”, disse o parlamentar.