Começa por Caxias a entrega dos resultados das Escutas Empresariais da Seinc

“Começamos com o pé direito e acredito que vamos progredir bastante”, destaca o presidente do Sindilojas e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias, José Ivan Ferreira, sobre a nova etapa do projeto “Escutas Empresariais para a competitividade do Estado do Maranhão”, executada em Caxias nesta quinta-feira (3), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae). 

Criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), o projeto, em sua nova fase, levou à Caxias a apresentação dos resultados das escutas (a oficina ocorreu em setembro, na cidade) e, ainda, as propostas para o Ciclo Virtuoso para a Competitividade do Estado do Maranhão, com observação da aplicação prática no curto e médio prazo.

“Ouvir, se aproximar e propor cenários para o futuro do Maranhão com cada empresário são pontos que fazem estas oficinas tão importantes para o desenvolvimento do nosso Estado. Com mais este resultado positivo em Caxias, onde pudemos apresentar retornos e saídas pertinentes às demandas que nos mostraram há dois meses, entendemos que o Governo, entidades e os empresários, em conjunto, poderão continuar avançando tanto em negócios quanto em novas possibilidade econômicas”, pontuou o secretário Cassiano Pereira Junior, da Seinc.

Com a consolidação dos resultados coletados nas oficinas (ocorridas no início do terceiro trimestre deste ano), a Seinc realiza, atualmente, a devolutiva dos dados e informações coletadas neste trimestre final de 2022.

Para José Ivan Ferreira, a preocupação do Governo do Estado em ouvir e dar retorno das demandas da classe empresarial é inédito e de extrema importância para o crescimento econômico e social de Caxias.

“Eu gostaria de agradecer a todos os que vieram e participaram, e parabenizar a Seinc pela devolutiva das informações que pegaram com a gente. É a primeira vez que nós participamos de uma reunião e que tivemos realmente um resultado final. Vamos progredir bastante. E o Estado do Maranhão vai afinar as conversas com o empresariado, para juntos conseguirmos crescer”, afirmou o presidente do CDL-Caxias, José Ivan Ferreira.

Entre os pilares destacados nas escutas, figuram: educação para o trabalho; incentivo aos negócios; infraestrutura; tecnologia; e desenvolvimento empresarial. Segundo analisa Marco Moura, secretário adjunto de Indústria, Comércio e Serviços da Seinc, as devolutivas repassadas, nesta atual etapa, aos empresários, em suas diversas áreas, resultarão na criação de um plano de ação alinhado às demandas empresariais.

“O depoimento do José Ivan ratifica a importância das devolutivas, onde ele retrata que algo desta natureza nunca aconteceu. Os demais depoimentos foram muito válidos, pois as ‘entregas’ serão calibradas ao ponto que as demais devolutivas forem sendo realizadas, assim como serão feitos os devidos detalhamentos e desdobramentos para que, ao final, tenhamos um plano de ação efetivo”, reforçou.

Além da Seinc (também representada pela secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa, Luzia Rezende), Sindilojas, Sebrae e CDL-Caxias, também participaram do encontro, além de representantes de diversas entidades e órgãos e do empresariado local: Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Sindicocal; Sindicato dos Combustíveis de Caxias; 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Caxias; Banco do Brasil; Serviço Social da Indústria (Sesi); Sicoob, entre outros.

Demais Regiões

Além de Caxias, os resultados serão apresentados, ainda neste mês de novembro e em dezembro, nas cinco regiões restantes onde foram realizadas as oficinas. São elas: Presidente Dutra, Pinheiro, Balsas, Imperatriz e São Luís.