PRF flagra três motociclistas transportando aves silvestres ilegalmente na BR-316

Na tarde dessa segunda-feira (26), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalizações de trânsito na BR-316, em Pio XII/MA, quando flagrou, em menos de 2 horas, três motociclistas transportando aves silvestres ilegalmente. 

A primeira ocorrência aconteceu por volta das 15h53, quando os policiais avistaram um motociclista, na altura do km 292 da BR 316, transportando duas gaiolas. Durante a abordagem, constatou-se que o condutor carregava duas aves silvestres, popularmente conhecidas como “bigodes”, sem anilhas, capturadas ilegalmente na região de mata do município de Pio XII, no Maranhão. 

Cerca de uma hora depois, uma nova abordagem foi realizada no mesmo local. Desta vez, um outro motociclista transportava uma gaiola com uma ave silvestre da mesma espécie, que, segundo ele, também havia capturado indevidamente durante caça na região de mata do mesmo município. 

Cinco minutos depois, a mesma equipe da PRF flagrou um terceiro motociclista, que também transportava uma gaiola com uma ave “bigode”. O condutor, além de também não possuir autorização ambiental, admitiu ter capturado o pássaro na região de mata de Pio XII/MA.

Diante das irregularidades, foi lavrado o respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), onde os condutores assinaram, comprometendo-se a comparecer em juízo quando demandado. Os envolvidos nas três ocorrências responderão pelo crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais: Caçar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, com possibilidade de detenção de seis meses a um ano, e aplicação de multa. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na cidade de Pio XII/MA.