"
Giro de Noticias

Prefeitura inicia reforma do Mercado do Santa Cruz e avança com obras do Coroadinho e frentes de asfalto e drenagem em bairros da capital

A Prefeitura de São Luís iniciou as obras de reforma no Mercado do Santa Cruz, neste sábado (4). Com este, já são 10 os mercados em obras pela cidade. Foram vistoriadas também as obras do Mercado do Coroadinho, que está com obras bastante avançadas; asfaltamento no Santo Antônio; a construção da Ponte do Baixão, no Jardim São Cristóvão; além de obras de pavimentação e drenagem na Santa Efigênia. O São Luís em Obras é o maior programa de intervenção urbana já executado em São Luís.

“São Luís atingiu uma marca histórica com o volume de obras da maior intervenção urbana da história, resolvendo problemas dos quais a população reclamava há mais de 40 ou 50 anos. São obras de reconstrução de mercados, como a que iniciamos agora no Santa Cruz, asfalto, drenagem, construção de pontes entre muitas outras. São serviços por todas as regiões da cidade”, disse o gestor que tem recebido o carinho da população em todos os lugares pelos quais tem passado.

Acompanharam o prefeito Edivaldo durante as vistorias a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Emerson Macêdo; Turismo, Socorro Araújo.

De acordo com o vice-prefeito, Julio Pinheiro, todas as obras em andamento são impactantes e vão garantir mais dignidade para a população. “A gestão do prefeito Edivaldo tem se preocupado em resolver problemas estruturais da cidade. Nunca se viu tanta obra em São Luís como agora. Vamos deixar uma cidade mais organizada, com problemas antigos sanados e com bairros com melhores condições de moradia para a população”, afirmou.

SANTA CRUZ

O Mercado do Santa Cruz será totalmente reformado para garantir mais conforto e segurança para comerciantes e para a população que faz compra no local. Será aproveitada parte da antiga estrutura e o que estiver comprometido será demolido. As bancas e boxes serão padronizados. O mercado receberá nova cobertura, rede elétrica, hidráulica e será adequado às normas sanitárias, de segurança e acessibilidade. O projeto segue as mesmas especificações dos demais mercados já em obras.

Outro mercado que foi vistoriado pelo prefeito Edivaldo foi o do Coroadinho. Lá as obras já estão em fase de acabamento. Toda a estrutura de bancas e boxes, telhado, instalações hidráulicas e elétricas já foram finalizadas. Os mais de 100 feirantes que serão beneficiados receberão um mercado totalmente reconstruído, moderno e com melhores condições de trabalho.

Arlindo Sousa é um dos fundadores do mercado do Coroadinho. Começou a trabalhar no local em 1980 antes da construção do antigo mercado, em 1986, que ficou completamente comprometido com a falta de manutenção ao longo dos anos. “Eu nunca acreditei que um dia um serviço desses fosse ser feito no nosso mercado. Semana passada eu fui ver as obras e achei tudo maravilhoso. Imagine quando for entregue”, disse.

Silvana Celeste é outra feirante que está com boas expectativas em relação ao novo mercado. “Com certeza vai melhorar muito as nossas vendas. Muita gente não comprava mais no antigo mercado porque ele estava sujo, ameaçando a segurança dos feirantes e dos compradores”, informou.

O titular da Semapa, Emerson Macêdo, disse que o programa de recuperação dos mercados de São Luís valoriza o perfil empreendedor dos feirantes. “Os mercados públicos são fundamentais para manter a economia dos bairros aquecida, mas para isso os feirantes precisam da infraestrutura adequada, o que está sendo garantido agora pelo prefeito Edivaldo”, disse.

Além das reformas nos mercados dos bairros Santa Cruz e Coroadinho, o prefeito Edivaldo reforma ainda os equipamentos da Vila Bacanga,  das Tulhas (na Praia Grande), Cohab, São Francisco, Santo Antônio, Anil, Monte Castelo e Bom Jesus. 

ASFALTO

O prefeito Edivaldo também vistoriou obras de asfaltamento como as que estão sendo realizadas no bairro Santo Antônio. Os serviços contemplam ainda o Jaguarema e Pirapora, bairros vizinhos, totalizando 5,4 km de nova pavimentação na região. No Santo Antônio além da reforma total do mercado, será iniciada a reforma da praça do bairro.

A Santa Efigênia é outro bairro beneficiado pelo São Luís em Obras que recebeu a visita do chefe do executivo municipal neste sábado (4). Além do asfaltamento, o bairro recebe uma obra de drenagem de mais de 600 metros na Avenida João Alberto, a principal do bairro, onde os moradores sofrem com os alagamentos.

Para o titular da Semosp, Antonio Araújo, todas as obras trarão diversos benefícios à população. “A reconstrução dos mercados vai garantir um incremento nas vendas, as obras de asfaltamento e drenagem estão levando urbanização para áreas onde o poder público nunca tinha atuado, garantindo desenvolvimento social e qualidade de vida para os bairros, as pontes vão garantir acessibilidade e mobilidade urbana. Por isso que este programa executado pelo prefeito Edivaldo é tão importante”, informou.

PONTE DO BAIXÃO

Outro ponto vistoriado pelo prefeito Edivaldo foi a obra da Ponte do Baixão, onde está em execução a concretagem das peças de sustentação da laje, isto é, a pré-laje. A Ponte do Baixão está localizada no Bairro Jardim São Cristóvão, no final da Avenida 2, fazendo ligação com a Avenida Paulo VI, sobre trecho do Rio Paciência.

A ponte terá 10 metros de extensão e passeio para pedestres nas duas laterais. Na área também será feito o asfaltamento das duas avenidas e outras vias do entorno e tubulação para drenagem da água das chuvas. A obra vai permitir maior fluidez no trânsito e também interligar os bairros da região, além de acabar com os alagamentos.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, contempla obras de infraestrutura com asfalto, macrodrenagem, construção de pontes, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, além da reforma e construção de mercados, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital nas últimas décadas.