Prefeitura de São Luís se reúne com representantes do Estado e da União para definir mudanças em feira na BR-135

Com o intuito de discutir as ações que serão colocadas em prática no plano de realocação dos comerciantes que trabalham na Feirinha do KM 0 da BR-135, no São Cristóvão, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, se reuniu, nesta quinta-feira (18), por videoconferência, com representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Na ocasião, foram apresentadas providências para que os feirantes sejam remanejados para uma área segura e padronizada, localizada nas proximidades do espaço em que já trabalham, e construída exclusivamente para a categoria. 

O objetivo da readaptação é, sobretudo, resguardar os feirantes e consumidores, já que há intenso fluxo de veículos na região, como, também, garantir o cumprimento do Código de Posturas de São Luís. Todos os comerciantes que estão regularmente cadastrados receberão novas barracas. As ações foram planejadas e promovidas a partir de diálogos entre os feirantes e equipes multidisciplinares formadas por entidades das esferas municipal, estadual e federal do poder público. 

Para o secretário adjunto de Fiscalização e diretor da Blitz Urbana, Ashbel Muniz, o reordenamento é uma medida necessária e será feita a partir do diálogo. “O comércio naquela área, como é feito atualmente, expõe os feirantes e seus clientes a uma série de riscos, principalmente por se tratar de uma rodovia com intenso fluxo de veículos de pequeno, médio e grande porte. Entendemos que os comerciantes não estão ali por acaso, eles precisam garantir o sustento de suas famílias, e a nossa missão é garantir que esta atividade ocorra dentro da legalidade e de forma segura para todos”, esclarece Muniz. 

Os feirantes já foram notificados pela Blitz Urbana quanto à necessidade de deixarem o local e ocuparem a área destinada pelo poder público para a comercialização de seus produtos. Para garantir que as alterações ocorram de forma segura, a PRF e a SMTT se comprometeram a fazer o reordenamento do trânsito no local, orientando condutores sobre a proibição de paradas na área. Nos próximos dias, novas reuniões serão realizadas para definir o cronograma de atuação conjunta dos órgãos envolvidos.