Governo do Maranhão entrega escola revitalizada à comunidade do Sacavém

Faltaram os atos solenes, a festa e os abraços carregados de calor humano, comuns às entregas de obras feitas pelo Governo do Maranhão. Mas não faltaram orgulho, alegria e emoção nos olhos dos poucos que estavam presentes. Foi nesse clima que o Governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou, nesta quinta-feira (18), a obra de revitalização do Centro de Ensino Josué Montello à comunidade do bairro Sacavém, em São Luís.

O ato simbólico contou com a presença do secretário Felipe Camarão, que destacou a importância da retomada do cronograma de entrega dos equipamentos educacionais e dos cuidados para que isso aconteça com segurança.

“Há três meses havíamos suspendido o nosso cronograma de entrega de obras educacionais, por conta da pandemia. Agora, estamos fazendo essa retomada aos poucos, sem aglomeração, tomando todos cuidados necessários, cumprindo as medidas sanitárias e de distanciamento social. Já entregamos uma Rua Digna no Maiobão, e agora o C.E. Josué Montello. Nós precisávamos retomar o cronograma de entregas, pois temos várias escolas reformadas, escolas construídas, prontas para a comunidade”, destacou o secretário.

O prédio escolar do C.E. Josué Montello, construído em 1964, há anos não passava por reformas. A obra de revitalização contemplou instalação da sala de professores, de banheiros para professores, Laboratórios de Ciências e de Informática, biblioteca, reformas de todas as salas de aula, dos banheiros dos alunos, da passarela e a área de vivência. Além de ter sido totalmente climatizada, a escola foi adaptada para garantir acessibilidade das pessoas com deficiência física.

A escola também passou por adaptações às exigências sanitárias de enfrentamento à pandemia, com instalação de pias na entrada para garantir que a comunidade escolar faça a higienização das mãos na chegada e saída. Nas salas de aula, o número de cadeiras foi reduzido à metade para que haja o distanciamento necessário entre os estudantes.

O investimento na ordem de R$ 670.826,54 vai beneficiar quase 400 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de professores e funcionários, que agora terão uma Escola Digna para estudar, com mais conforto.

“Toda a comunidade escolar, inclusive pais e os alunos que já passam e olham, eles já sentem a alegria de poderem voltar para a própria escola deles, uma escola bem planejada, toda climatizada. E a gestão se sente bem, porque com isso vai refletir no ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Estamos todos felizes por esse momento”, disse Ana Gomes, gestora geral da escola.

grande contentamento e de um pouco de tristeza, porque, por conta desse momento que estamos vivendo, onde vidas estão sendo ceifadas, estamos abrindo a escola sem a comunidade escolar: os professores, os servidores, os nossos alunos e suas famílias. Isso tira um pouquinho do brilho desse momento. Mas, tenho certeza de que, quando eles adentrarem nessa escola, eles se sentirão extremamente felizes, porque a escola, como diz o grande mestre da educação, Paulo Freire, ‘a escola, o aluno tem que se amarrar nela’. E essa escola, as Escolas Dignas, os alunos sentem prazer em estar nelas”, finalizou professora Lêda.

“Para nós, que fazemos o Governo Flávio Dino, é uma grande honra contribuir para a felicidade de milhares de estudantes e professores por esse Maranhão afora. Fico muito feliz de, em nome do governador Flávio Dino, entregar essa escola totalmente revitalizada para a comunidade. O nosso desejo é que os estudantes façam um bom uso desse espaço, agora, mais acolhedor, mais confortável. Que ao voltarem às aulas, quando tudo passar, eles foquem nos estudos, em entrar no ritmo de aprendizagem. Isso fará diferença nessa nossa retomada às aulas presenciais”, concluiu Felipe Camarão.