Prefeitura de São Luís reforça ação de desinfecção de hospitais da rede municipal em combate à Covid-19

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o objetivo de anular os riscos de contaminação viral involuntária, promove a desinfecção de áreas comuns externas de hospitais rede. O trabalho, em parceria com o Exército Brasileiro, tem como objetivo purificar espaços pela eliminação de microrganismos, em especial, o coronavírus. A primeira unidade a receber o trabalho neste sábado (4) foi o Hospital Djalma Marques, o Socorrão I.

Entre as unidades que receberão a higienização especializada estão ainda o Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, o Hospital da Criança, Socorrão II e Hospital da Mulher, unidade referência da rede municipal no atendimento aos pacientes da Covid-19 na capital maranhense.

O trabalho obedece às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e consiste na aplicação inicial de solução de hipoclorito de sódio com o auxílio de vaporizadores. Com materiais de proteção para evitar inalação em excesso da substância usada na limpeza, os homens aplicaram em regime de mutirão em espaços frequentados por usuários e profissionais da saúde.

Após a aplicação da substância, técnicas do serviço terceirizado de limpeza da Semus finalizaram o trabalho com a inclusão de água e sabão nas superfícies que receberam a solução hipoclorídrica. “Uma ação que obedece a critérios técnicos, que se somará às medidas de limpeza já adotadas no cotidiano dos nossos servidores e que nos auxiliará a ficar ainda mais protegido do vírus causador desta doença”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho acrescendo que a ação segue orientação do prefeito Edivaldo.

Além da desinfecção, profissionais da saúde estão sendo orientados a seguir todos os padrões de higiene, como lavagem das mãos com água e sabão, ou álcool em gel. Nos próximos dias, a Semus deve anunciar a aquisição de novos equipamentos de proteção individual (como máscaras, luvas e outros) para serem distribuídos aos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.