Prefeitura de São Luís realiza Dia D de combate ao Aedes aegypti, nesta sexta-feira (15)

A Prefeitura de São Luís realiza nesta sexta-feira (15), uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, com o objetivo de alertar a população sobre as medidas de prevenção à dengue, zika e chikungunya. Na Praça do Panteon (Centro), das 8h às 11h, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e outras entidades vão realizar ações de abordagem educativa da população e sensibilização para a importância da participação de todos no combate ao vetor da doença.

Durante esta semana a Prefeitura realizou em toda a cidade um trabalho de intensificação das visitas às residências para inspeção e tratamento de depósitos, orientação da população e nebulização espacial com o carro fumacê. Além disto, foi feito recolhimento de bagulho volumoso e pneus, mutirão de limpeza, palestras e atividades educativas em escolas.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, alerta que com a proximidade do período chuvoso é necessário redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. “O início do ano alterna altas temperaturas com pancadas de chuva, que criam um ambiente muito favorável à reprodução do Aedes aegypti, aumentando os casos de dengue, zika e chikungunya, por isso, é preciso intensificar as medidas para restringir a formação de criadouros do mosquito”, pontua.

Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, este ano, até o início de dezembro, São Luís registrou 1.453 casos de dengue, 1.813 casos de chikungunya e 16 casos de zika.

A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar as condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, evitando deixar água armazenada em recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito.