Prefeitura de São Luís leva às escolas Sofia Silva e Pedro Bertol projeto de preparação para volta às aulas

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), levou às Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.) Sofia Silva, localizada do bairro Vila Passos e à U.E.B. Pedro Bertol, no Jaracati, ambas totalmente reformadas e recentemente entregues pelo prefeito Eduardo Braide, mais uma edição do projeto ‘Diálogos e Reencontros’. A ação prosseguiu nesta quarta-feira (28), seguindo todas as orientações acerca dos cuidados necessários ao combate à pandemia.

O projeto, que já foi realizado em outras escolas, tem como objetivo aproximar mães, pais, responsáveis, gestores e professores das escolas, preparando o ambiente para a volta às aulas na rede municipal de ensino, no modelo híbrido, prevista para o dia 16 de agosto. Na próxima sexta-feira (30), a equipe do projeto estará na U.E.B. Jackson Lago, na Cidade Operária.

“O acolhimento acontece com a participação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com atividades culturais, e da Escola de Música Municipal (Emmus), com ações musicais, o que torna o momento ainda mais humano e prazeroso. Também são realizadas atividades de relaxamento com os professores, pessoal do setor administrativo, segurança escolar, auxiliares de limpeza, gestores, pais e estudantes da escola. Tudo de forma muito integrada com toda a comunidade escolar, que está preparada para uma volta segura, como determinou o prefeito Eduardo Braide”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marco Moura.

As visitas são coordenadas e acompanhadas por um Núcleo de Acolhimento Emocional e Bem-Estar da Educação, que faz o acolhimento dos grupos. “Nos reunimos em pequenos grupos para evitar aglomeração, e ouvimos os pais, o que eles passaram nesse período, como estão recebendo esse retorno e quais são as dúvidas e todos saem ganhando com isso”, assegura a psicóloga e articuladora do núcleo, Alice Calixto.

A vendedora Iasmin Pinheiro tem um filho matriculado na escola Sofia Silva e saiu mais tranquila depois de participar do projeto. “Agora estou mais segura em mandá-lo de volta para a escola”, garantiu.

Quem também saiu tranquila quanto às medidas de segurança sanitária adotadas em todas as escolas municipais foi a dona de casa Carla Cardoso. “Minha filha vai fazer três anos no início de agosto e já ia botar ela numa creche. Aí vi nas redes sociais do prefeito ele falando que ainda tinha vaga aqui na escola e vim hoje fazer a matrícula e já fiquei para fazer o curso e eles me deixaram muito tranquila com relação aos cuidados por conta da pandemia”, destacou a mãe da pequena Sofia.

Matrículas

Nádina Sales, diretora da escola Sofia Silva, afirma que a reforma feita pelo prefeito Eduardo Baide na unidade potencializou as matrículas. “Muitos pais viram a chamada nas redes sociais, viram como a escola está preparada e adequada para esse retorno e estão fazendo as matrículas dos seus filhos”, afirmou a diretora da escola.

As matrículas também acontecem por meio da busca ativa, que continua até 16 agosto, quando iniciam as aulas. “Estamos usando  banner, bicicleta volante no bairro e entorno e panfletagem”, continua a diretora da escola, que tem capacidade para 190 alunos nos dois turnos, no infantil de 3 a 5 anos, na creche e pré-escolar com sala de recursos, que atende crianças de 3 a 15 anos com necessidades especiais.

Além das escolas Sofia Silva e Pedro Bertol, o prefeito Eduardo Braide já entregou à população, por meio do programa Escola Nova, as U.E.Bs. Alberto Pinheiro (anexo infantil), no Centro; Senador Miguel Lins, no bairro Ipase de Baixo; e Governador Jackson Kepler Lago, na Cidade Operária; Mary Serrão Ewerton, no bairro Pedrinhas.