Prefeito Eduardo Braide entrega novo Centro de Saúde Amar aos moradores do Vicente Fialho e região

A população do bairro Vicente Fialho e região da Cohama, recebeu, na quinta-feira (25), do prefeito Eduardo Braide, o novo Centro de Saúde Amar. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades e dos moradores da comunidade que agora terão uma unidade de saúde com estrutura totalmente nova, com equipamentos modernos. Do início da gestão até agora, o prefeito Eduardo Braide já reformou e entregou à população 40 unidades de saúde em São Luís.

“Que felicidade entregar a nossa unidade de saúde de número 40, totalmente reformada, fruto do trabalho de toda uma equipe que coloca a população em primeiro lugar. Pois são as pessoas que têm de ser bem atendidas, em um espaço digno, com direito a ter um bom serviço público. E esse é nosso compromisso para a cidade de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

As obras, realizadas pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), fazem parte da reestruturação da rede municipal de saúde. A unidade recebeu investimento de R$ 1.382.008,92, contemplando serviços como acessibilidade e climatização dos ambientes, implantação de nova infraestrutura hidráulica e elétrica, execução de novo projeto luminotécnico, impermeabilização de cobertura, instalação de forro PVC, adequação dos espaços, entre outras intervenções. O Centro de Saúde Amar conta agora com recepção ampla, consultórios médicos, odontológico e de enfermagem, sala de espera, sala de farmácia, banheiros e toda estrutura adaptada com acessibilidade.

Entre os serviços ofertados na unidade de saúde estão consultas com clínico geral e enfermagem, odontologia, imunização, exames de ultrassonografia e laboratoriais, tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase e diabetes mellitus, atendimentos pré-natal e para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV. A nova unidade também ofertará medicamentos da farmácia básica.

“A ordem do prefeito Eduardo Braide é que todas as 58 unidades básicas de saúde que temos em São Luís sejam reformadas. Aqui, assim como em outras entregas, só o endereço da antiga unidade permanece, porque tudo é novo. Os equipamentos, novos, vão proporcionar conforto às nossas equipes, melhores condições de trabalho e, acima de tudo, dignidade no atendimento às pessoas”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Aprovação

Pedrolina Costa, de 70 anos, residente no bairro Vicente Fialho há 25 anos, é usuária dos serviços do Centro de Saúde Amar. A aposentada elogiou o atendimento e a atenção dos funcionários e expressou sua felicidade diante da nova infraestrutura. “Esperávamos por isso há muito tempo. Eu sou diabética e faço tratamento aqui e meu marido, que teve um AVC, também é paciente do posto, e agora, graças a Deus, tudo ficou muito melhor. É uma alegria imensa”. 

Raimunda dos Santos, 84 anos, mora há 38 na Vila Sete de Setembro, bairro adjacente ao posto de saúde. “Todo o meu bairro está em peso aqui, todos usam esse centro de saúde. Eu venho aqui direto, gosto do atendimento e é uma alegria ver ele todo reformado, já era uma espera antiga nossa e hoje, está sendo uma realidade”, contou a aposentada.

Reconhecimento

Presentes à solenidade, os parlamentares Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara de Vereadores de São Luís; os vereadores Daniel Oliveira (PL), líder de Governo na Câmara Municipal; Domingos Paz (Republicanos) e Karla Sarney (PSD), acompanharam a entrega e elogiaram o trabalho da gestão municipal.

“É sempre uma grande alegria acompanhar o prefeito Eduardo Braide na inauguração das obras à população em sua gestão. Ele deixa uma marca relevante que será difícil outros gestores acompanharem”, pontuou Chaguinhas.

Daniel Oliveira, líder do Governo no Parlamento Municipal, destacou a grande quantidade de obras que o prefeito Eduardo Braide está fazendo na cidade. “Mais uma obra do prefeito Eduardo Braide sendo entregue hoje. São mais de 250 obras que estão acontecendo em nossa cidade ao mesmo tempo. Nunca na história de São Luís a gente teve um prefeito tão atuante. E a saúde e as pessoas da nossa cidade são prioridades no seu mandato”, observou o vereador.  

“Desde o começo de sua gestão, o prefeito Eduardo Braide mostrou que tem palavra. Já iniciou seu mandato entregando obras e mostrando que é um homem de Deus”, salientou Karla Sarney.

“Quem anda na cidade vê as placas da Prefeitura anunciando onde o trabalho está sendo feito. E este trabalho fala pelo prefeito Eduardo Braide. Parabéns”, disse Domingos Paz.

Também compareceram à inauguração, a vice-prefeita Esmenia Miranda; os secretários David Col Debella (Semosp), Caroline Marques (Semed), Simão Cirineu (Seplan), Liviomar Macatrão (Semapa), Diego Rodrigues (SMTT); o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; a presidente do IPAM, Manuella Oliveira; o coordenador da Zona Rural, Irmão Dijé; o deputado estadual Fernando Braide (PSD); os suplentes de vereador, Joãozinho Freitas, Armando Costa e Barbosa Lages; líderes e representantes comunitários, além de profissionais da saúde e a população.