Prefeito Eduardo Braide debate projetos na área de inovação com representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

O prefeito Eduardo Braide reuniu-se na manhã desta quinta-feira (28) com representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O encontro aconteceu a pedido dos dois órgãos para debater parcerias com a Prefeitura de São Luís nas áreas de inovação, segurança pública e mobilidade urbana.

A reunião entre a Prefeitura de São Luís, ABDI e Sudene aconteceu por intermédio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). “Em nossa gestão, a Prefeitura de São Luís está de portas abertas para todas as boas parcerias que possam melhorar a qualidade de vida da nossa população e fazer da capital uma cidade inteligente, sustentável e humana. Durante a reunião debatemos sobre parcerias na área de tecnologia e informação, sustentabilidade, inovação e mobilidade urbana. Foi uma conversa muito positiva e que com certeza trará muitos benefícios para a nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O presidente da ABDI, Igor Nogueira Calvet, informou que o principal objetivo da agência é promover a transformação digital das cidades. “Nosso foco maior são as empresas, mas também fazemos investimentos nas cidades. Por isso, vimos apresentar a ABDI para a nova gestão municipal e oferecer a possibilidade de parcerias para promover a adoção e difusão de novas tecnologias, novos modelos de negócios e a eficiência na gestão, investindo em inovação e tecnologias para solucionar problemas em áreas como segurança pública, mobilidade urbana e conectividade”, disse.

Entre as possibilidades de projetos que possam ser desenvolvidos por meio das parcerias estão a implantação de praças digitais na cidade, a identificação da vocação de São Luís na área tecnológica para que sejam feitos os investimentos necessários, integrando diferentes políticas para o desenvolvimento sustentável da cidade. Neste sentido, a rede de 25 Ecopontos espalhados pela cidade e o Centro Ambiental Ribeira – São Luís, que conta com um dos pátios de compostagem e usina de reciclagem de resíduos da construção civil mais modernos do país poderia ser um case de geração de energia a partir do reaproveitamento dos resíduos sólidos. Na área de mobilidade urbana foram debatidos projetos para a integração de diferentes modais de transporte, a implantação de estacionamentos inteligentes entre outros.

O superintendente da Sudene, Evaldo Neto, informou que o órgão dispõe de linhas de incentivo para a atração de novos investimentos para as cidades da região e a consequente geração de emprego e renda. “Temos uma linha de incentivo que garante 75% de isenção no Imposto de Renda das empresas para que elas tenham como fazer novos investimentos, ampliar seus negócios, abrindo novos postos de trabalho. Hoje em São Luís ainda temos um número baixo de empresas que utilizam estas linhas de incentivo, então, podemos fomentar a adesão, além de trazermos investimentos em parceria com a ABDI para tornar São Luís uma cidade cada vez mais atrativa”, disse.

Além do prefeito Eduardo Braide, do presidente da ABDI, Igor Nogueira Calvet, e do superintendente da Sudene, Evaldo Neto, participaram da reunião o presidente da Fiema, Edilson Baldez; e os secretários municipais de Informação e Tecnologia, Diego Rodrigues; de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE), Verônica Pires; Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; e de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.