O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Porto do Itaqui recebe visita da 22ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército

Um grupo de oficiais do Exército Brasileiro, sob a liderança do general João Roberto Albim Gobert Damasceno, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, visitou o Porto do Itaqui nesta quinta-feira (10). Essa Brigada, sediada em Macapá (AP), abrange os batalhões de São Luís (MA), Belém (PA), Macapá (AP) e estende-se da fronteira a noroeste do Pará até o norte do Maranhão.

O presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, recepcionou os visitantes e apresentou o Porto do Itaqui. A comitiva veio conhecer o porto e a região, colhendo subsídios para o programa de defesa do país. O grupo veio estudar sua logística, mapeando estradas e ferrovias e avaliando como elas podem ser úteis para uma possível operação de defesa.

“Temos uma relação com o Exército Brasileiro, dada a relevância do porto como infraestrutura estratégica. Temos várias operações em conjunto com o 24º Batalhão de Infantaria Leve, em ações sociais e humanitárias, programas de defesa, etc. A visita do general Gobert muito nos honra e demonstra a importância do Itaqui não só para o Maranhão, mas para todo o Arco Norte e região amazônica”, afirmou Lago.

“O Porto do Itaqui é uma das estruturas estratégicas mais importantes que temos no Brasil e na área da Amazônia oriental se destaca muito, ao lado de outras como a Estrada de Ferro Carajás. Para nós, que cuidamos da segurança em um nível um pouco mais elevado do que os órgãos de segurança pública, o Itaqui, considerando a sua pujança, é uma parceria muito importante”, disse o general Gobert.

“Por conhecer outras estruturas estratégicas, notamos a evolução recente do Porto do Itaqui em termos de eficiência, segurança nas operações. Recebemos muitas informações importantes, um aprendizado grande num curto período de tempo, o que é sinal de que a equipe vem sendo muito bem conduzida pelo presidente Ted Lago”, completou.