Pleno aprova Plano de Logística Sustentável válido para os anos de 2021 a 2026
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovaram na sessão administrativa do dia 19 de outubro a Resolução 9.887 (formato PDF) que dispõe sobre o Plano de Logística Sustentável válido para os anos de 2021 a 2026.
O PLS atende à Resolução 400/21 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.
O documento possui objetivos e responsabilidades definidas que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, de forma a estabelecer uma melhor eficiência do gasto público e da gestão de processos de trabalho.
Como objetivo, o plano promove ações como a estimulação do uso sustentável de recursos naturais e bem públicos; a redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente, com a adequada gestão dos resíduos; a qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre outras.
Entre as ações e projetos sustentáveis já colocados em prática pelo Tribunal Regional do Maranhão há a implementação de unidades geradoras de energia fotovoltaica e a instalação do sistema de reuso da água dos aparelhos de ares-condicionados.
Com a aprovação do novo PSL se espera conseguir consolidar, organizar, aprimorar e sistematizar as boas práticas de sustentabilidade já em andamento no âmbito do TRE-MA, além de fornecer diretrizes para novas ações, constituindo assim uma Política Interna de Gestão Socioambiental.