Giro de Noticias

Plenária Estadual de ECOSOL definiu delegados para encontro nacional que acontece em agosto

A VI Plenária Estadual de Economia Solidária, encerrada na quarta-feira (1º), escolheu os 10 delegados que irão representar o Maranhão na Plenária Nacional de Economia Solidária (ECOSOL), prevista para acontecer em agosto desse ano. 

Durante os dois dias de plenária, os participantes também revisaram e atualizaram o Plano Estadual de Economia Solidária, com metas de desenvolvimento para o segmento nos municípios do Maranhão. 

O encontro reuniu delegados que foram eleitos nas plenárias territoriais organizadas nas regionais de São Luís, Pindaré, Balsas, Pinheiro e Morros, durante o mês de maio desse ano, além de contar com a presença de representantes de empreendimentos da economia solidária, organizações de apoio ao segmento e gestores públicos para debater propostas para o desenvolvimento da política da economia solidária no Maranhão. 

Segundo o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Lília Raquel, que participou das plenárias em São Luís e nos demais municípios, essas propostas, cujo maior teor é traçar metas para alavancar o crescimento da ECOSOL, serão encaminhadas para a plenária nacional e vão compor a pauta de debates sobre o setor em todo o país. 

“A plenária estadual foi um momento importante, que reuniu lideranças do movimento da economia solidária das mais diversas regiões do Maranhão. Na oportunidade, foi feita a atualização do Plano Estadual de ECOSOL e traçadas as metas e ações para que o Governo do Maranhão saiba onde deve investir no setor”, sintetizou a secretária da Setres. 

Segundo Lília Raquel, o governador Carlos Brandão é ciente dos debates feitos durante as plenárias regionais e na estadual e já sinalizou a importância do setor, bem como demonstrou compromisso em fazer investimentos públicos no segmento, que está presente nos 217 municípios do estado e tem garantido emprego, trabalho e renda para milhares de famílias maranhenses, tornando o ‘Maranhão mais justo para todos’, como é o propósito do Governo do Estado. 

Participante da plenária estadual, a secretária adjunta da Setres, Jordânia Pessoa, informou que o encontro conseguiu reunião 100 delegados, vindos de várias regiões do estado e foram eles que escolheram os 10 delegados estaduais que representarão o Maranhão na Plenária Nacional. 

“Nesse encontro nacional, vamos levar debates imprescindíveis sobre as políticas públicas em torno da economia solidária, pois ela passa por ações como a segurança alimentar, a agroecologia e as políticas para mulheres, que são a maioria dos empreendimentos aqui no Maranhão, como em outros estados”, informa a secretária adjunta.

A presidente da Conselho Estadual de Economia Solidária do Maranhão (Ceesol-MA), Santana Freire, ressaltou a importância das plenárias territoriais e estadual que, de acordo com ela, objetivaram discutir a história da ECOSOL no Maranhão e do Brasil. “Tudo o que foi falado e debatido é importante para construir os rumos do segmento para os próximos desafios que nos esperam”, afirmou a dirigente.   

A Plenária Estadual de Economia Solidária foi promovida pelo Fórum Estadual de Economia Solidária (FEESMA) e pelo no Centro de Referência Estadual de Economia Solidaria do Maranhão (CRESOL), com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).