Giro de Noticias

Colégio Militar Tiradentes da Raposa será ampliado pelo Governo do Estado para ofertar Ensino Médio

A Secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, ao lado do governador em exercício, Paulo Velten, participou, na quarta-feira (1º), da inauguração da reforma do Colégio Militar Tiradentes XII, na cidade de Raposa, na região metropolitana de São Luís. A obra, que foi realizada pela prefeitura, será ampliada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a oferta do ensino médio.

Durante a solenidade, o governador em exercício, desembargador Paulo Velten, a secretária Leuzinete Pereira da Silva, e o prefeito de Raposa, Eudes Barros, assinaram a Ordem de Serviço para a construção de mais três salas de aula e um auditório, para ampliar o atendimento dos 740 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e também garantir a oferta de vagas para o ensino médio, que será implementado no Colégio a partir de 2023.

“Quero parabenizar nosso governador Carlos Brandão, que revela um compromisso republicano com o que nós temos de melhor na federação que é exatamente o cooperativismo, o federalismo de cooperação. Quando a gente olha diferentes órgãos do Estado se organizando para fazer o melhor pela sociedade, a gente verifica que há algo de novo acontecendo no horizonte que alimenta a nossa fé, alimenta a nossa esperança em dias melhores, sobretudo quando essa importante política pública se opera na educação”, enfatizou o governador em exercício.

As escolas Militares, nos municípios, são implantadas por meio de Termo de Cooperação firmado entre prefeitura e o Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Educação e Segurança.  

A Secretária Leuzinete Pereira da Silva destacou que, para o Governo do Maranhão, a educação é prioridade. E que, com ações como a expansão do Colégio Militar Tiradentes XII, o governo Carlos Brandão segue fortalecendo a estrutura educacional do Estado e garantindo o acesso de todos à educação de qualidade. 

“Hoje reafirmamos nosso compromisso com a educação pública do Estado, especialmente com aquilo que é nossa prerrogativa legal, que é o Ensino Médio, ao anunciar a expansão dessa etapa da educação básica aqui, na Raposa, no Colégio Militar, que já tem o ensino fundamental, em uma parceria com a prefeitura municipal. Vamos utilizar a mesma estrutura já existente, na modelagem militar, para ampliar para o ensino médio. É um compromisso do governo Carlos Brandão, que segue com a missão de priorizar a educação pública para todos e todas, ampliando as possibilidades formativas, seja no tempo integral, no tempo parcial ou nesse modelo de escola militar que foi um pedido do município da Raposa, e estamos cumprindo, sempre priorizando essa política pública que estrutura todas as outras políticas”, disse a secretária.

O prefeito de Raposa, Eudes Barros, ressaltou o empenho do governo do Maranhão na implantação do ensino médio no Colégio Militar Tiradentes XII. “Assim que assumi o governo municipal, corri atrás desse objetivo, ainda na gestão do ex-secretário Felipe Camarão e do ex-governador Flávio Dino e fui prontamente atendido. Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, que ele retorne logo com muita saúde para proporcionar ao povo do Maranhão aquilo que ele merece, compromisso, ação e trabalho”, apontou o gestor.

“Isso é uma vitória, porque nós temos uma demanda de alunos que terminam o ensino fundamental e têm dificuldades com vagas para cursar o ensino médio, e agora, com esse apoio do Governo do Estado, vai ser de suma importância para os alunos, as famílias e para toda a comunidade do município, e eu, como secretária municipal de Educação, só tenho a agradecer tanto ao governador Carlos Brandão, quanto ao prefeito, que têm buscado benefícios para o nosso município”, pontuou a secretária de Educação de Raposa, Ferismar Gomes da Silva, sobre a parceria do Governo do Maranhão com o município para a garantia de mais vagas para os estudantes do ensino médio.

Participaram do evento, também, o secretária-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; o secretário de Articulação Política, Rubens Pereira; a secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Joslene Rodrigues; o subsecretário de Segurança Pública, Maurício Ribeiro, representando o secretário de segurança; o subcomandante da Polícia Militar, Émerson da Silva.  Além de deputados estaduais e federais, secretários municipais e vereadores de Raposa.