Plataforma auxilia estudante na decisão da carreira

 A Faculdade Pitágoras lançou  a 7ª edição do Giro de Profissões (www.girodeprofissoes.com.br), agora online, a plataforma gratuita oferece ao aluno do ensino médio um teste de aptidão para ajudar na decisão da carreira. No portal, o estudante participa de um teste vocacional, que vai evidenciar quais são suas aptidões, sugerindo profissões que se enquadram com o seu perfil e objetivos futuros. A iniciativa é uma forma de oferecer auxílio aos alunos que estão distantes de professores e que não frequentarão feiras vocacionais por conta da pandemia. 

A plataforma do Giro de Profissões avalia se o estudante tem o perfil para Exatas, Humanas ou Biológicas. Durante o teste, o aluno recebe uma série de questionamentos que vão indicar uma entre seis opções de perfis (artista, empreendedor, realista, convencional, investigativo ou social), e quais são as profissões do futuro que o candidato pode ter afinidade. Ao fim, o aluno consegue agendar uma visita em uma das unidades relacionadas para saber mais sobre o curso e conhecer a estrutura. A Marlucy Xavier, diretora da Faculdade Pitágoras de São Luís, explica como o recurso pode ajudar o estudante na escolha durante o período da pandemia do covid-19.

“Nós oferecíamos esse apoio presencialmente, mas com este ano atípico para quem termina o ensino médio, encontramos este formato 100% on-line e gratuito. O Giro de Profissões vai ajudar jovens a escolherem sua graduação. Durante os próximos três meses, a plataforma estará disponível para direcionar esses estudantes do ensino médio neste momento em que muitos estão distantes de seus mestres presencialmente e, também, de feiras vocacionais que foram canceladas por conta da pandemia.”, diz.

A Marlucy também comenta como o Giro de Profissões foi idealizado para indicar ao aluno as melhores recomendações dentro do que atualmente são consideradas as profissões do futuro. “Desenvolvemos uma ferramenta moderna que entrega ao jovem o que está em discussão no mercado, levando em consideração as profissões que devem ganhar força nos próximos anos”, diz.

Para realizar o teste, o aluno deve separar 10 minutos em que vai responder uma série de questionamentos até chegar à orientação das profissões que se enquadram com seu perfil. Por fim, ele consegue agendar horário para visitar uma das unidades e descobrir mais informações sobre o curso e visitar as instalações da Faculdade Pitágoras, em uma escala preparada para não provocar aglomerações, e seguindo o protocolo de higienização, medidas de proteção e distanciamento, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A expectativa é que a plataforma auxilie mais de 18.000 alunos no período de três meses em que o game estará disponível para indicar a vocação dos jovens. O Giro de Profissões também pode ser utilizado como aplicativo para as plataformas iOS e Android, de forma gratuita. 

Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações acesse: https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/.  

Sobre a Kroton 

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.