Prefeitura de São Luís realiza 1º Encontro das Meninas com estudantes da rede municipal
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), promoveu nesta segunda-feira (19), no Espaço Humberto de Maracanã – Complexo Trapiche Santo Ângelo, o 1º Encontro das Meninas de São Luís. A ação, que segue até esta terça-feira (20), reúne 400 estudantes da rede pública municipal de ensino, com idades entre 13 e 17 anos, e tem como objetivo debater o protagonismo juvenil, contribuir para a formação cidadã, elaborar a Agenda Municipal das Meninas e fortalecer a participação das adolescentes nas políticas públicas.
A prefeita Esmênia Miranda prestigiou o encontro e, na ocasião, respondeu a perguntas das estudantes sobre formação acadêmica e carreira política. Em seguida, destacou a composição do secretariado, formado majoritariamente por mulheres, e encorajou as estudantes a sonharem alto.
“O Dia das Meninas existe justamente para lembrar a esta sociedade que nós podemos ser o que quisermos. Podemos ser professoras, policiais, engenheiras e donas de casa também, se quisermos. Mas que isso seja uma opção nossa. O mais importante é termos referência, é olharmos para as mulheres que construíram este mundo. Hoje falo com muito orgulho da nossa gestão. Mais de 60% dos cargos de liderança, entre secretários, secretárias-adjuntas e superintendentes, são ocupados por mulheres. Na Prefeitura, somos maioria. Ser mulher já é difícil, ser mulher negra é um pouquinho mais desafiador. Mas nós nascemos para quebrar paradigmas”, afirmou.
A programação foi realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (Semed), da Criança e Assistência Social (Semcas), da Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), além da Plan International, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do grupo “Meninas que Brilham”. A agenda foi elaborada com debates e passeios por pontos turísticos, com o objetivo de proporcionar às participantes uma experiência de conhecimento e valorização da história, cultura e patrimônio de São Luís.
As estudantes, organizadas em dois grupos de 200, debaterão 10 eixos temáticos essenciais, como saúde mental, segurança e liderança feminina, entre outros. A dinâmica busca fortalecer o protagonismo das meninas e a construção coletiva de agendas futuras.
De acordo com a titular da Semmu, Áurea Borges, trata-se de um evento inédito que propõe construir novos caminhos e garantir um futuro melhor com a força das meninas de São Luís. “Nesta atividade, as meninas irão apresentar seus anseios, dificuldades e também seus sonhos. Tudo isso passando por uma questão que consideramos fundamental: o protagonismo. São elas que darão a régua e o compasso para que a Secretaria Municipal da Mulher possa levar adiante uma política específica para meninas. Com esta iniciativa, a Prefeitura vai devolver para a cidade algo inédito: uma carta das meninas para os setores públicos para que possamos pensar políticas cada vez mais adequadas a elas”, explicou.
Agenda
O evento culminará na elaboração da Agenda Municipal das Meninas, documento que sintetizará as principais demandas e sonhos discutidos nos dois dias. A carta final servirá como a primeira instância oficial de representação das meninas no Município.
Para a chefe do escritório do UNICEF no Maranhão e Piauí, Ofélia Silva, o projeto convida as meninas a pensarem como a cidade pode ser melhor para elas. “É uma reflexão, uma conversa muito importante que está sendo feita. O nosso papel é ouvir o projeto de vida de vocês. Confiamos que a opinião de vocês vai gerar coisas maravilhosas para quem virá depois”, pontuou.
Representando a ONG Plan International Brasil, Geise Costa lembrou dos desafios que as meninas enfrentam enquanto ainda estão em processo de construção de seus direitos e de suas identidades e pediu mais engajamento das adolescentes na sociedade. “Chamo a atenção para as dores que afetam a vida das meninas só por serem meninas. Se nós, enquanto mulheres, muitas vezes enfrentamos desafios para fazer nossa voz ser ouvida, quem dirá as meninas. Portanto, falem, se expressem, cantem, escrevam, da forma que quiserem manifestar seus pensamentos e anseios, porque esta equipe está aqui para ouvir vocês”, reforçou.
Paula Laís, estudante da UEB Antônio Vieira, elogiou a programação. “Acho esse evento importante para as meninas, porque tem muitas que não sabem dos seus direitos, não sabem o que podem ou não podem fazer. Influencia bastante no nosso conhecimento, nos nossos direitos”, disse.
Aluna da UEB José Ribamar, Evelyn Beatriz afirmou que pretende aproveitar a oportunidade para aprender. “Acho importante esse evento que reúne todas as escolas para falar sobre os nossos direitos. Muitas meninas gostariam de ter essa oportunidade de estar aqui. Espero aprender muitas coisas novas”, contou.
Participaram também do encontro a secretária-adjunta da Secult, Luciana Carvalho; a secretária-adjunta de Ensino, Rebeca Azevedo; a secretária-adjunta da Semcas, Nubervane Moreira; a secretária interina de Turismo, Silvia Romana; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA), Poliana Cozzi.
