Pesquisa levanta dados sobre insuficiência cardíaca em Imperatriz

Com o intuito de registrar dados sobre a população cardíaca de Imperatriz, a LAIC (Liga Acadêmica de Insuficiência Cardíaca), realizou entre os dias 11 e 16 de novembro, no campus do Ceuma em Imperatriz, uma coleta que irá avaliar os fatores de risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca na população da cidade.

O professor universitário e coordenador da LAIC, Júlio Cesar Queiroz, conta que esta é um das atividades da liga que busca promover ensino e extensão aos estudantes do curso. Ele esclarece que com a coleta os alunos terão a oportunidade de avaliarem fatores do risco cardíacos na população de Imperatriz. “A pesquisa busca essencialmente descobrir perfil epidemiológico da região. Nós temos dados do mundo, mas aqui é uma população diferente, uma população sul maranhense, na qual existe uma influência indígen que muitas pesquisas mundo afora não tem”, explica o professor.

A aluna de medicina da Ceuma e integrante pesquisa, Raianara Franco, destacou a importância de atividades como esta para os alunos, como também para a população. “Nós sabemos que a insuficiência cardíaca tem grande incidência na população e verificamos com nosso coordenador, que não existia nenhuma pesquisa desse nível aqui em Imperatriz. Então, a pesquisa vai ser totalmente inovadora para Imperatriz. A liga sempre tem atividades que tentam melhorar a vida da comunidade, seja com informação ou por coletas com esta. Sabemos das necessidades da sociedade e por isso sempre buscamos promover atividades que visam benefícios para a comunidade”, disse a aluna.

Dessa forma, os participantes preencheran um questionário que abordarou questões como: hábitos, vícios, estresse, altura, idade etc. Após a coleta, as informações serão comparadas com pesquisas nacionais e, assim será definido o perfil cardíaco da população de Imperatriz, ainda desconhecido. É importante destacar que a identidade dos participantes será resguardada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.