Giro de Noticias

Ouvidor do TJMA realiza escuta presencial e visitas à setores do Judiciário maranhense

Na última quinta-feira do mês de março (30/3), o Ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Marcelino Chaves Everton deu continuidade ao Projeto Fale com o Ouvidor. A iniciativa consiste no ato do ouvidor dispensar um tempo de sua rotina de trabalho para que ele próprio faça o atendimento da demanda recebida, havendo deste modo um contato direto, sem intermediários, entre o jurisdicionado e o ouvidor.

Um dos pleitos apresentados foi a reivindicação de servidores para os Juizados Especiais, onde há uma grande demanda processual.

Na ocasião, uma comissão de advogados solicitou melhorias junto à Contadoria Judicial, também no que se refere a servidores, já que o setor atende todas as unidades judiciais e conta com quase 4 mil processos.

VISITAS

Acompanhado do Diretor do Fórum, juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira, o Ouvidor visitou a Central de Mandados, sendo recebido pela Coordenadora, a juíza Laysa Paz Mendes e pelo secretário Charles Glauber da Costa Pimentel, ocasião em que conheceu o funcionamento da unidade e os trâmites dos trabalhos.

O Ouvidor visitou também o Centro Integrado de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (CISIPJ) responsável pelo videomonitoramento dos prédios do Judiciário, na capital e no interior do estado, para garantir a proteção das pessoas que atuam no Judiciário e usuários dos serviços da Justiça, além do acervo da instituição. O Centro funciona durante 24h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, por meio de novas tecnologias e profissionais treinados nessa área.

CANAIS

A Ouvidoria do Poder Judiciário do Maranhão – instalada no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) – disponibiliza diversos canais de atendimento à sociedade, com o intuito de facilitar o acesso da população à Justiça e garantir os seus direitos.

O órgão pode ser acionado pelos telefones (98) 3194-5555 e 0800 707 1581 (Telejudiciário); por formulário eletrônico, disponível no site www.tjma.jus.br; e-mail (ouvidoria@tjma.jus.br); presencialmente; e pelo aplicativo móvel “Ouvidoria TJMA”.

A sociedade também pode entrar em contato com a Ouvidoria pelos telefones (98) 98880-5251 (WhatsApp); (98) 3194-5849/ (98) 3194-5851/ (98) 3194-5854 (WhatsApp Business). O órgão também interage com a população por meio de Chat (no Portal do TJMA) e Telegram.