Saúde

Os benefícios da atividade física para a saúde mental

A atividade física é algo fundamental para o funcionamento do corpo e da mente, independentemente da idade do indivíduo. O ideal é que o corpo se mantenha em movimento desde a infância para garantir a saúde e o funcionamento do organismo.

Hoje em dia, muito se fala sobre a necessidade de praticar exercícios físicos regularmente por conta dos benefícios que isso oferece. Ter o hábito de se movimentar traz mais força física e disposição, além de melhorar a saúde e o sono.

Combater o sedentarismo é fundamental porque ele pode provocar várias doenças, tanto mentais quanto físicas. A melhor forma de evitar uma vida parada e prejudicial é por meio dos exercícios.

Além dos benefícios já conhecidos, eles também são muito importantes para a saúde mental, é por isso que existem muitas pesquisas científicas que mostram os impactos dos hábitos saudáveis na saúde mental.

Além de se alimentar bem, uma pessoa precisa se exercitar, pois assim terá mais qualidade de vida, melhora a saúde e protege o organismo contra diversas doenças.

Este artigo vai explicar como os exercícios físicos colaboram com a saúde mental, qual é a relação entre atividade física e saúde mental, os benefícios do esporte e como transformar a atividade física em hábito.

Como os exercícios ajudam a saúde mental

Além de contribuir com a autoestima e autoeficácia, os exercícios físicos conseguem promover mudanças biológicas no organismo que liberam neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina.

Eles também reduzem inflamações e melhoram a resposta imunológica, mas além de todos esses benefícios, as atividades físicas são ótimas para melhorar o funcionamento do sistema nervoso central.

Uma clínica de fisioterapia pode ajudar pessoas que estão começando agora, assim, poderão conquistar o bem-estar, além de prevenir sintomas de depressão, transtorno bipolar e ansiedade.

No caso da depressão, os exercícios aeróbicos e de resistência são eficazes para reduzir os sintomas, quando realizados cerca de 90 minutos por semana. Ou seja, fazer exercícios 30 minutos e 3 vezes na semana já ajuda muito.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), qualquer atividade física é melhor do que o sedentarismo e traz várias melhorias para a saúde.

Atualmente, é recomendável fazer entre 150 e 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa durante a semana para os adultos, e cerca de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Os exercícios são algumas das medidas recomendadas para tratar transtornos mentais, juntamente com a psicoterapia e o uso de medicamentos.

Existem evidências científicas que mostram que na depressão leve, a prática regular de exercícios por 30 minutos, 3 vezes na semana, é tão efetiva quanto o acompanhamento psicológico e o uso de medicamentos.

Procurar um centro de esteticistas é muito importante para cuidar da aparência e melhorar a autoestima, mas praticar exercícios físicos regularmente é fundamental para prevenir quadros de ansiedade, depressão e estresse.

Pessoas que apresentam depressão maior ou transtorno bipolar costumam ser mais sedentárias do que pessoas mentalmente saudáveis.

O sedentarismo aumenta muito os riscos de sobrepeso, diabetes, hipertensão e o aumento dos transtornos mentais. Assim sendo, praticar exercícios regularmente é a melhor maneira de prevenir o adoecimento mental.

Relação entre atividade física e saúde mental

De acordo com estudiosos, praticar exercícios físicos é muito recomendável para melhorar o humor, uma vez que as atividades liberam substâncias que trazem sensação de bem-estar, reduzem a ansiedade e aumentam a autoestima.

Diversos pesquisadores também já mostraram que a interação social durante a prática dos exercícios é fundamental para melhorar o humor e trazer mais ânimo. Os principais impactos trazidos por eles são:

  • Melhora o humor;
  • Reduz o estresse;
  • Previne depressão e ansiedade;
  • Melhora o sono.

As pessoas se sentem muito mais felizes e dispostas depois de um exercício físico, principalmente em comparação com períodos em que não realizam essas atividades.

Em médio e longo prazo, são capazes de reduzir a pressão sanguínea, o que reduz o estresse no organismo. 

Uma clínica de medicina do trabalho deve incentivar os profissionais a realizarem essas atividades, porque os exercícios liberam moléculas ligadas ao humor.

Com isso, as pessoas se sentem mais dispostas para fazer as coisas e o bem-estar geral melhora. Por fim, exercitar-se regularmente influencia a qualidade do sono e quem dorme bem se sente menos irritado durante o dia.

A melhor notícia é que para aproveitar todos esses benefícios, uma pessoa não precisa ser atleta profissional, na verdade, só precisa adotar hábitos mais ativos no cotidiano.

Benefícios do esporte

Praticar esportes também traz muitos benefícios para a saúde mental, por exemplo, por conta das melhorias no humor. O indivíduo se sente mais relaxado e feliz, e os esportes em grupo permitem que os praticantes se conectem uns com os outros.

Adotar o hábito de praticar esporte também é uma forma de melhorar a memória e a concentração. As pessoas que conseguem manter suas capacidades mentais reguladas, o que melhora o pensamento crítico, o bom senso e o aprendizado.

Uma aluna fisicamente ativa tem um desempenho muito melhor em uma escola de aeromoça, visto que sua mente é distraída dos problemas diários e consegue evitar pensamentos negativos.

A qualidade do sono também é favorecida, de modo que o praticante possa adormecer rapidamente e dormir um sono profundo. Dormir melhor é importante para ter uma boa visão mental no dia seguinte e estar de bom humor.

Essas atividades são ótimas para aumentar a confiança e a autoestima, pois ao passo em que a força, a habilidade e a resistência aumentam, a autoimagem melhora consideravelmente.

Uma pessoa que tem mais vigor e energia consegue ter mais sucesso nas atividades do cotidiano por conta do autocontrole e do reforço positivo.

Como transformar a atividade física em hábito

Uma pessoa que vai todos os dias para seu trabalho em uma loja de conserto de celular transformou essa caminhada em um hábito. No entanto, muitos têm dificuldades para fazer isso.

Ao longo do tempo, as atividades começam a se transformar em uma obrigação e acabam ficando em segundo plano, entretanto, elas precisam ser habituais e fazer parte da rotina. Algumas dicas para isso são:

Mesclar os exercícios

Não é necessário fazer o mesmo treino de musculação todos os dias ou a mesma atividade física. O ideal é que elas sejam alternadas para não se transformarem em monotonia.

Uma pessoa pode fazer musculação em um dia e treino aeróbico no outro, assim, não vai se sentir entediado e terá vontade de continuar.

Exercitar-se no tempo livre

Independentemente de ter apenas 15 minutos ou 1 hora por dia, o tempo livre pode ser bem aproveitado para fazer exercícios físicos.

Por exemplo, durante o horário de almoço, o funcionário de uma um restaurante com entrega de marmitex pode fazer um alongamento.

Fazer exercícios todos os dias

O corpo precisa estar em movimento mesmo quando os músculos estão doloridos, algo muito comum entre pessoas que estão começando a praticar atividades físicas agora.

Não é necessário fazer exercícios intensos, como levantar peso, no entanto, é interessante fazer uma caminhada ou corrida leve para aliviar o incômodo rapidamente e voltar aos exercícios.

Começar a qualquer momento

Muitas pessoas acreditam que existe uma ocasião ideal para começar a se exercitar, como no começo do ano, antes do Carnaval ou até antes de uma festa para usar a roupa que deseja.

Trata-se de um engano porque será necessário muito mais sacrifício e esforço para perder peso rapidamente, o que pode levar à exaustão.

Para uma pessoa que faz curso troca de vidro celular, vale muito mais a pena organizar a rotina para começar o quanto antes e integrar as atividades físicas ao estilo de vida.

Beber menos

Durante a semana, é muito importante evitar o consumo de álcool, pois os dias são exaustivos, mesmo quando uma pessoa não bebe.

Um simples drink em uma segunda-feira pode impedir que a pessoa acorde cedo no dia seguinte para malhar, além disso, para as mulheres, uma noite de bebedeira pode fazer com que durmam muito mais nos outros dias.

Isso acontece porque o álcool reduz os níveis de energia do corpo, por isso, quem gosta de consumir bebida alcoólica deve fazer o consumo delas aos fins de semana.

Dormir bem

Praticar esportes em um espaço com grama para campo de golfe é uma boa maneira de colocar o corpo em movimento, e quanto mais uma pessoa se exercita, mais precisa dormir durante a noite.

Sabendo que o ideal é dormir 8 horas por noite, se alguém precisa acordar às 6 da manhã, o ideal é pegar no sono às 22:00.

Considerações finais

O corpo humano precisa se movimentar para manter a saúde e o pleno funcionamento de todos os seus órgãos.

Uma das características da vida moderna e da evolução tecnológica é fazer com que o ser humano se torne cada vez mais sedentário.

Para evitar os problemas de saúde que o sedentarismo pode trazer, é muito importante incluir os exercícios na rotina.

Além de colaborar com a saúde e o bem-estar físicos, essas atividades também são fundamentais para a saúde e o equilíbrio da mente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.