Operação Lei Seca: 1.815 abordagens no primeiro mês de 2021

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Policia Militar Rodoviária (BPRV), realizou, em janeiro de 2021, 18 ações da Operação Lei Seca em São Luís. O objetivo é evitar acidentes retirando das ruas condutores que consomem bebida alcoólica antes de dirigir.

De acordo com a Divisão de Estatística do Detran-MA, em janeiro, foram realizadas 1.815 abordagens a veículos e 1.626 testes com o etilômetro. Houve 189 infrações por recusa ao teste, e 47 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool.

Nas ações da Operação Lei Seca, o Detran-MA, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, realiza um trabalho de conscientização distribuindo material educativo e conversando com condutores e passageiros sobre os perigos da mistura de álcool e direção. Em Janeiro, durante as blitzen da Lei Seca, foram distribuídos 14.702 materiais, atingindo um público de 4.900 pessoas.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA e atual Presidente do Fórum Permanente de Operações Lei Seca do Brasil, Rositânia de Farias, ressalta que a Operação Lei Seca tem boa receptividade por parte da sociedade. “Esse trabalho tem retirado vários condutores alcoolizados das ruas, e evitado muitos acidentes. Por isso, as pessoas reconhecem que o objetivo dessa ação é trazer mais segurança para o trânsito”, observou.

O chefe do Setor de Estatística do Detran-MA, Pabyo Mendes, explica que a Operação Lei Seca é uma ferramenta voltada para a promoção de mais segurança no trânsito. “As fiscalizações têm sido fundamentaispara evitar acidentes na malha viária e, por esse motivo, é importante manter a regularidade dessas ações”, destacou.

Fevereiro

Na primeira semana deste mês, o Detran-MA, em parceria com BPRV realizou duas ações da Operação Lei Seca. A primeira aconteceu na quinta-feira (4) e a segunda no sábado (6), que se estendeu até a madrugada de domingo (7). No total, foram realizadas 192 abordagens a veículos e 172 testes com o etilômetro. As ações registraram 20 infrações por recusa ao teste e 5 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito do álcool.

As ações da Operação Lei Seca, realizadas pelo Detran-MA e BPRV, neste período de pandemia da Covid-19, seguem todos os protocolos de segurança sanitária. Os servidores do Detran-MA e os policiais que participam das blitzen usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e respeitam o distanciamento social.