Plantão

Oficina SIOPS 2022 reúne técnicos municipais e gestores responsáveis dos 217 municípios maranhenses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio da Coordenação do Núcleo Estadual de Apoio ao Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) realizou, na quinta (20) e nesta sexta-feira (21), no Espaço Orienta, em São Luís, a “Oficina SIOPS 2022”. Voltado para técnicos municipais e gestores responsáveis pelo preenchimento do sistema, o momento teve como objetivo a atualização geral com ênfase na normatização, operacionalização e controle social do SUS.

“Todos os anos, promovemos capacitações como essas no sentido de atualizar os técnicos e gestores sobre as mudanças do sistema. Dessa forma, os municípios podem fazer a correta inserção dos dados graças a qualificação realizada, o que melhora a prestação de contas, transparência e destinação de recursos que serão aplicados em ações e serviços em saúde para a população”, disse o chefe da Assessoria de Planejamento da SES, Humberto Abreu. 

Entre os pontos discutidos nos dois dias da oficina, estão: “Conceitos e Introdução sobre SIOPS”, “DIGISUS E-GESTOR – Módulo Planejamento”, “Acesso a página do SIOPS” e “Planejamento Orçamentário”.

O SIOPS é um instrumento de planejamento e gestão do Ministério da Saúde essencial para a declaração de dados das receitas totais e gastos com ações e serviços públicos de saúde, das três esferas: federal, estadual e municipal.

Segundo a titular da Equipe Gestora do SIOPS do Ministério da Saúde, Carla Emília Costa, a oficina é essencial para a constante qualificação das informações que são compartilhadas. “Esse processo de continuidade das capacitações visa que os gestores recebam as informações pertinentes ao Sistema. Ou seja, é algo que demanda corresponsabilidade, não cabendo apenas ao contador técnico ou do gestor somente, mas de ambos”, comentou. 

Para este ano, a Oficina SIOPS oportunizou atualização no manejo quanto a inclusão de tabelas exclusivas referentes à Covid-19. Com isso, mesmo que haja mudanças na gestão, o corpo técnico estará familiarizado com o sistema, evitando assim atrasos, contribuindo com a participação do município no processo de transparência com as contas públicas. 

Para a gestora e contadora do município de Governador Nunes Freire, Marisângela Rodrigues, foi um momento de enriquecer os conhecimentos. “Foram dois dias importantes que nos ajudaram a fazer o correto preenchimento das informações para justamente não prejudicar quem está lá na ponta, ou seja, os usuários do SUS”, compartilhou. 

O técnico do SIOPS que atua no município de Amapá do Maranhão, Luís Carlos Moreira, elogiou a iniciativa por ela funcionar como estratégia de alinhamento. “Foi um momento de tirar muitas dúvidas e de abrir os olhos para detalhes que antes passavam despercebidos. Por isso, considero ter sido uma satisfação ter participado, porque irá cooperar com o serviço que já é feito por nós e outros”, comentou.