Sedes promove Festa da Juçara para idosos do Solar do Outono

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), promoveu uma Festa da Juçara aos idosos assistidos pelo Solar do Outono, levando um pouco da festividade tradicional maranhense.

Na oportunidade, foram distribuídos potes com juçara, farinha e frutos do mar aos pacientes do Solar, acompanhados de brincadeiras e muita dança. A festa tradicional regional é muito aguardada pelos idosos, mas devido à situação médica de diversos atendidos, a equipe não pôde levá-los às festividades. Isso não impossibilitou a comemoração, por isso toda equipe se mobilizou para levar um pouco dessa tradição até o local.

Para o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, cuidar da população idosa e incentivá-los é muito importante. “Hoje levamos para esses idosos um pouco dessa tradição tão forte. Não podemos excluir essa população, apesar de suas limitações. É importante mantê-los sempre na ativa e conscientes de sua relevância”, pontuou.

Responsável pela organização, Enedileide Rabelo, diretora técnica do Solar do Outono, frisou a importância desse momento. “Essa festividade não poderia passar em branco, visto que, para os nossos idosos, é um momento esperado com muita expectativa. Por entendermos as dificuldades de locomoção que a maioria de nossos residentes possuem. Sendo inviável levá-los até o Maracanã, promovemos a nossa Festa da Juçara aqui, com barraca, juçara, farinha e camarão seco, resgatando a memória afetiva que este evento traz”, destacou.

Sobre o Solar do Outono

O Solar do Outono é uma entidade coordenada pela SAAS, localizada no bairro Cohab, que conta com assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos para auxiliar pessoas da terceira idade. Atualmente o local atende 38 acolhidos.