Octávio Soeiro aponta desafios para a educação no pós-pandemia e cobra valorização dos professores

O vereador Octávio Soeiro (Podemos), primeiro secretário da Mesa Diretora, apontou na sessão ordinária desta terça-feira (3) os desafios para a educação no pós-pandemia e cobrou valorização dos professores nos diversos níveis de ensino.

“Acredito que hoje os professores têm duplas formações: além de educar as nossas crianças e os jovens de nossa cidade, também são psicopedagogos porque durante todo esse momento que ultrapassamos de pandemia, eu acredito que os professores e as redes municipal e estadual, terão um grande desafio: compreender a capacidade das dificuldades passadas no dia a dia”, destacou.

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar disse ainda que a educação era o maior patrimônio deixado ao ser humano, por sua capacidade de ensinar e passar conhecimento dos ensinamentos.

“Tratar de educação, que é um tema de grande importância não só para nossa cidade, mas para o futuro do país. Educação é tratar de presente, é tratar das nossas crianças, dos nossos adolescentes e acima de tudo, acredito que é o maior patrimônio deixado ao ser humano, por sua capacidade de ensinar e passar conhecimento dos ensinamentos”, salientou.

Soeiro lembrou que mais do que um professor não era um simples educador, mas um formador de cidadão e falou que as famílias passam suas responsabilidades de casa às escolas e os educadores terminam complementando toda essa formação da criança. 

“Professor é um formador de cidadão. O que acontece atualmente é que as famílias transformam as responsabilidades de casa para as escolas e os professores terminam complementando toda essa formação do ser humano, do cidadão, do homem e da mulher”, lembrou.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento fazendo um prognóstico da pandemia e parabenizando o presidente Osmar Filho pela decisão de retornar às atividades com três sessões semanais nesta Casa, potencializando a forma dos vereadores de colaborar com a cidade.

“Se hoje fossemos pacientes, poderíamos dizer que, de acordo com todos os prontuários que já ultrapassamos nesses dias e anos de pandemia, o prognóstico é muito mais favorável. Quero parabenizar o presidente Osmar Filho, a toda condução da equipe técnica desta Câmara por retornar às atividades com três sessões semanais nesta Casa. Isso mostra que, devagar e de forma paulatina e gradativa, a gente vai voltando aos trabalhos e potencializando a nossa forma de colaborar com a cidade”, concluiu.