Giro de Noticias

Octávio Soeiro anuncia parceria para atendimento de servidores da Câmara na área de Saúde Mental

O 1º secretário da Câmara de São Luís, Octávio Soeiro (Podemos), utilizou a tribuna para fazer uma reflexão acerca da saúde mental da população no atual contexto de pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, o parlamentar também anunciou que foi realizada parceria entre a Casa e a Clínica Estância Bela Vista para atendimento de servidores do Legislativo Municipal, na área de Saúde Mental, durante o mês de setembro.

Ao longo do discurso, o vereador apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostram o Brasil na 2ª posição das Américas com maior número de pessoas depressivas, 5,8%. O país está atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. Além disso, o Brasil ocupa o 1º lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade.

“Queremos trazer a questão da saúde mental para reflexão e discussão, principalmente porque vivemos um momento de pandemia. A saúde mental é um dos maiores desafios desta geração, porque, nestes quase 2 anos, houve várias perdas. Por conta delas, muitas pessoas ficaram depressivas. Precisamos ter o cuidado necessário com a saúde mental das pessoas”, assinalou Soeiro.

O vereador ainda declarou que realizou visita ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI), uma unidade de referência localizada em São Luís que atende a população de todo o Estado. “Na ocasião, em conversa com profissionais, nós ouvimos relatos de que crianças e jovens sofrem violência dentro de casa e, nas escolas, bullying. Muitos deles estão com depressão por diversos outros fatores”, informou Soeiro.

Parceria – Ainda durante o discurso no Pequeno Expediente, o parlamentar disse ter feito também visita à Estância Bela Vista e que uma parceria foi realizada entre a aquela instituição e a Casa Legislativa. Segundo Soeiro, a clínica complementa o serviço público em relação ao tratamento de dependentes químicos e de pessoas com transtornos emocionais e comportamentais.

“Na ocasião, a Estância Bela Vista se ofereceu para realizar uma parceria com a Câmara. A partir de 1º de setembro até o fim do mês, a clínica colocará profissionais

nesta Casa, como psicólogos e psiquiatras, para atender nossos servidores”, anunciou Octávio Soeiro.

Ele ainda comentou que iniciativas como estas são importantes porque, por vezes, alguém próximo necessita do atendimento e não se consegue perceber. “Muitas vezes, a pessoa que necessita de atendimento está ao nosso lado. É um familiar, amigo, colega de trabalho. E não conseguimos entender, compreender ou avaliar os sinais. A depressão, por exemplo, tem afetado pessoas em toda a cidade. E é como eu sempre digo: uma vida importa e importa muito”, concluiu Soeiro ao parabenizar os profissionais que prestam atendimento em Saúde Mental.