Obras de pavimentação com blocos de concreto têm transformado o cenário de diversas cidades maranhenses
Mais da metade das cidades maranhenses receberam investimento para pavimentação de ruas com blocos de concreto, nos últimos dois anos. O investimento já ultrapassa 20,7 milhões de blocos doados para um total de 165 municípios.
O benefício está transformando o visual das cidades, melhorando a condição das vias públicas e elevando a qualidade de vida dos moradores, que passam a circular de forma mais segura.
A doação dos blocos intertravados de concreto é realizada por meio de acordo de cooperação técnica entre o Governo e as Prefeituras, com ações de fabricação dos blocos e assentamento nas ruas da cidade. O acordo é assinado com o Governo do Maranhão, por intermédio das secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Administração Penitenciária (SEAP).
Os bloquetes utilizados nas ruas são produzidos em fábricas que utilizam mão de obra de apenados, como parte do projeto de ressocialização do sistema penitenciário. A ação integra o programa Trabalho com Dignidade, executado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Atualmente, o Estado conta com 70 fábricas que utilizam mão de obra carcerária na produção de artefatos de concreto. A ideia do Governo é ampliar esse número para atender as demandas de mais cidades.
Para o secretário de Estado de Governo, Diego Galdino, esse trabalho integrado para pavimentação das vias está sendo muito bem recebido pelas prefeituras. “A pavimentação deixa a cidade mais bonita, facilita a trafegabilidade e o acesso a bens e serviços; ao mesmo tempo, a produção dos blocos beneficia os apenados que ganham a oportunidade de serem ressocializados”, ressalta o secretário.