Giro de Noticias

Campanha Solidária coleta 47 bolsas de sangue para o Hemomar 

O banco do Hemomar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão) recebeu um reforço no estoque de sangue doado por servidores, policiais militares e funcionários terceirizados do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), durante a campanha solidária realizada na véspera do feriado (20) pela Diretoria do Fórum. Em um único dia, mais de 70 voluntários passaram pela triagem, sendo coletada 47 bolsas de sangue.

A coordenadora de Coleta Externa do Hemomar, Valma Costa, disse que o número de pessoas que compareceram para doar superou as expectativas do órgão. Ela agradeceu à iniciativa da Diretoria do Fórum de São Luís e parabenizou os setores que coordenaram a ação solidária. A campanha foi organizada pela Central de Mandados, Divisão de Serviços Gerais, Divisão Médica e Segurança Institucional do Fórum.

O chefe da Divisão de Serviços Gerais, Denilson Ferreira, destacou a colaboração dos funcionários e funcionárias da empresa terceirizada do Fórum (Gestor) e também do pessoal que está trabalhando na digitalização de processos, que compareceram voluntariamente para a doação.

Para a campanha, o Hemomar montou no auditório do Fórum uma estrutura com oito cadeiras de coleta e 18 profissionais, entre médicos, nutricionista,  enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, para a campanha. Antes da coleta, os interessados em doar passaram pela triagem da equipe, para saber se estavam aptos à doação.

A parceria da Diretoria do Fórum com o Centro de Hematologia e Hemoterapia visou a reforçar o estoque do banco de sangue do Hemomar, que é baixo porque a demanda é sempre maior que o número de doadores. E nesse período de chuvas, segundo a coordenadora de coleta externa, quando aumentam as síndromes gripais, ocorre uma queda no quadro de doadores.

Valma Costa lembra que o número de pessoas que necessitam de doação de sangue é sempre maior que a quantidade de doadores. Para incentivar a doação, todos os meses o Hemomar realiza coleta externa, montando, em igrejas, órgãos públicos e outros espaços, uma estrutura como a que foi disponibilizada na última quarta-feira (20) para a campanha no Fórum de São Luís, durante todo o dia.

Quem quiser ser doador, basta procurar uma unidade do Hemomar. Em São Luís, o Centro fica localizado na Rua 5 de Janeiro, s/n, bairro Jordoa, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Também pode acompanhar pelo instagram do órgão (@hemomaroficial) os locais onde está a equipe de coleta externa, tanto na capital quanto no interior do estado, e se dirigir até o local para fazer a doação.

Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos (se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável); pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde. Antes da doação, pessoa passa por uma triagem que avalia outros critérios.