O otimismo deve prevalecer frente ao desafios

O Brasil completou nesse domingo (15/06) a marca de mais de 388 mil pessoas curadas da Covid-19. Em meio a muitas histórias tristes, há outras centenas de milhares de que levam pessoas a comemorar, sorrir e ter esperanças em dias melhores. É o que propõe o projeto Biblioteca em Casa de hoje: fazer um convite ao exercício do sorriso.

Sorrir! Segundo estudiosos em psicologia social o sorriso é um poderoso antídoto social que também ajuda no processo de cura de pacientes. Além disso, ele abre possibilidades de relacionamentos, não importa qual seja o contexto.

Os livros podem ajudar nesse processo de “busca da felicidade” ao mesmo tempo em que ainda paira o medo de contaminação e os efeitos causados pelo isolamento social. Coisas simples, como a leitura de um bom livro que eleve sua positividade, focar em coisas boas e compartilhar bons momentos com familiares são essenciais nesse processo.

Biblioteca em Casa é uma que tem como finalidade estimular a leitura como alternativa de atividade a ser realizada durante o período de isolamento social como medida de enfrentamento à Covid-19. De acordo com a chefe da Divisão de Informação, Documentação e Biblioteca do Fórum de São Luís, Lindamira Leite, o projeto tem o propósito de garantir equilíbrio entre corpo e mente, devido o prazer propiciado pela leitura e também trazer uma mensagem positiva e de esperança em meio à pandemia.

Confira as dicas de hoje para alcançar a positividade:

Inteligência Emocional – Daniel Goleman. O autor demonstra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode estragar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e até destruir vidas. E traz as “cinco habilidades-chave da inteligência emocional” para ter sucesso em todas essas áreas.

O Jeito Harvard de Ser Feliz – Shawn Achor. Ajuda a trabalhar uma atitude mental mais positiva, proporcionando efeitos extraordinários ao nosso trabalho e à nossa vida. É considerada uma leitura fundamental para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo no qual cresce a carga de trabalho e o estresse.

O livro da alegria – Dalai Lama e Desmond Tutu. Homenageados com o Nobel da Paz, os autores têm vidas marcadas pelo sofrimento, o que não os impediu de ver o mundo com positividade e de enfrentar as adversidades com um sorriso no rosto. Na obra, os mestres espirituais explicam como se pode encontrar felicidade e paz num mundo cheio de amarguras, dor e injustiças.

A fórmula da felicidade – Stefan Klein. Alcançar a felicidade plena é um desejo difícil de concretizar. Baseado em estudos científicos realizados por especialistas das áreas da psicologia, medicina e do comportamento, este livro atreve-se a procurar a fórmula da felicidade. O autor leva-nos numa viagem onde desvenda, por exemplo, que o cérebro humano possui um mecanismo específico que nos permite aprender a sermos felizes.