Saúde

O mês mais quente da história: como a alimentação pode manter o meu corpo hidratado? 

Tá calor por aí? Julho de 2023 foi registrado como o mês mais quente no planeta Terra, batendo o recorde de 0,33ºC acima do anterior (julho de 2019), de acordo com o observatório europeu Copernicus. Ondas de calor e incêndios foram identificados em todo o mundo e as consequências para a saúde são motivos de alerta. Beber água e utilizar o protetor solar diariamente são algumas das dicas infalíveis para proteger o organismo desse fenômeno. Mas será que também é possível encontrar hidratação nos alimentos? 

O nutricionista do Grupo Mateus, Jean Miranda, explica que algumas frutas possuem essa função. “Uma forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é investir em frutas e legumes que contenham água na composição. Algumas opções são melancia, abacaxi, pepino, abobrinha e tomate. Esses alimentos ajudam a manter o organismo hidratado e bem nutrido, além de proporcionar uma sensação de frescor”, explica. 

O profissional também lista algumas opções para serem consumidas logo ao iniciar o seu dia. “A hidratação já começa no café da manhã. Alguns alimentos, como o iogurte, possuem 85% água. Para compor, escolha frutas ricas com potencial de hidratar, como como morango e melão, que também fornecem fibras para reforçar a saúde do intestino. No frio, a sopa ajuda a hidratar, ainda mais se for feita com vegetais como tomate e salsão, cheios de água. No calor, vá de salada: alface, pepino e rabanete são 90% água”, explica.

E claro, associar alimentação ao consumo de água é essencial. Não deixe de se hidratar todos os dias! “Manter a hidratação é fundamental para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão baixa. A ingestão de água é essencial para regular uma série de funções no organismo. Sem o líquido, vários sistemas vitais são comprometidos, desde o controle da temperatura corporal até a circulação sanguínea”, finaliza o nutricionista.