Saúde

Crescimento dos dentes no bebê: como aliviar os incômodos?

Uma das grandes preocupações dos pais e mães, principalmente os de primeira viagem, é a hora do primeiro dentinho do bebê. Isso porque esse é um dos momentos mais desconfortáveis para o bebê. “A gengiva inflama, porque o dente que está nascendo vai precisar literalmente romper a gengiva. A dor pode deixar o bebê irritado, prejudicar o apetite e até dificultar a amamentação”, explica a professora e coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Bruna Milhomens. 

Popularmente conhecidos como “dentes de leite”, os primeiros dentinhos começam a surgir entre os quatro e seis meses de vida do bebê. Os primeiros a aparecer geralmente são os incisivos inferiores, seguidos pelos superiores. Até os três anos de idade, a criança já deve ter pelo menos vinte dentes de leite na boca. 

É possível aliviar essa dor? A odontóloga conta que os pais e mães têm consigo alguns aliados que podem melhorar esse processo, como os mordedores, por exemplo. “É uma fase em que a criança tende a querer colocar tudo na boca. Então, oferecer mordedores é uma boa dica, já que o ato de morder, nessa fase, ajuda a massagear a gengiva”, orienta. Outra dica é colocar o mordedor na geladeira antes de entregar para a criança. “Ele vai ficar geladinho, e isso ameniza a inflamação e gera mais conforto para o bebê”, afirma. 

Caso a criança já esteja na fase de introdução alimentar, frutas e verduras também podem contribuir para amenizar as dores do nascimento dos primeiros dentinhos. “Um deles é a cenoura, que pode ser cortada em palitinhos bem finos e servida gelada para a criança. O pepino, sem caroços, e a maçã também são opções”, pontua.

E, atenção! Nada de apostar em analgésicos ou pomadas sem indicação médica, uma vez que esses itens podem causar reações adversas. “Se for o caso, o pediatra pode prescrever a medicação mais adequada”, frisa Bruna Milhomens.