Núcleo de Carreiras TEIA da UNDB: Uma ponte eficaz entre Academia e Mercado de Trabalho

Não basta ter um diploma, o sonho de todo jovem é conseguir um emprego logo após a graduação, sem ter que ficar meses ou anos ocioso, à espera de uma oportunidade concreta.

Sensível à jornada do aluno, desde a entrada na Universidade até o início de uma carreira de sucesso, a UNDB está na vanguarda da educação superior, oferecendo aos seus alunos muito mais do que uma formação acadêmica de excelência, mas também provendo orientação profissional de forma ampla. Afinal, não basta formar os melhores profissionais, é preciso também, ajudar a conectar e a inserir os alunos no mercado de trabalho de forma diferenciada e eficaz.

Essa é a proposta do Núcleo de Carreiras TEIA da UNDB, uma iniciativa que faz toda a diferença, desde a preparação dos estudantes na escolha de uma carreira e sua preparação técnica para o mercado de trabalho, até a inserção em estágios ou vagas de emprego. Não se trata apenas de um serviço de orientação de carreira; mas sim de um parceiro estratégico para os alunos antes, durante e depois de sua formação acadêmica.

O TEIA está estruturado em quatro pilares fundamentais – Trabalhabilidade, Empregabilidade, Inovação e Aprendizagem. Esses pilares são a base para que os alunos desenvolvam habilidades técnicas, práticas e teóricas, essenciais para o sucesso profissional. É assim que o Núcleo de Carreiras TEIA promove uma formação complementar, que vai muito além do currículo tradicional e teórico dos cursos; abordando competências demandadas pelo mercado e preparando o aluno para adaptar-se às exigências e mudanças de um mercado de trabalho cada vez mais complexo e disruptivo, em constante evolução. O TEIA está comprometido em manter os alunos atualizados com as últimas tendências e habilidades exigidas, garantindo que estejam sempre um passo à frente.

Em suma, o objetivo do Núcleo é mediar as relações entre ambiente acadêmico e mercado de trabalho, construindo, de forma conjunta com o aluno, um plano de acompanhamento de carreira que começa muito antes da formatura.

MAIS DO QUE ORIENTAÇÃO, UMA PONTE PARA O FUTURO DE SUCESSO

Com um foco estratégico na interação Academia – Mercado, o TEIA não apenas prepara, mas também conecta seus alunos às melhores oportunidades profissionais. Segundo o diretor de mercado da UNDB, Fábio Carvalho, é através da oferta de diversos serviços aos alunos, que o Núcleo se destaca como um centro de excelência em orientação de carreira:

“Ao escolher um curso de ensino superior, o aluno também está escolhendo uma carreira e o seu futuro. E o espaço TEIA da UNDB é um importante aliado para aquelas pessoas que desejam apoio na construção dessa jornada. O nosso Núcleo oferece ferramentas que podem facilitar e potencializar o desenvolvimento profissional e pessoal de nossos alunos; preparando os universitários para o enfrentamento dos desafios e demandas do mundo do trabalho real. Assim, a equipe multidisciplinar do TEIA oferece oportunidades de desenvolvimento, através de capacitações em carreira e network, além de possibilitar maiores chances de conseguir uma vaga de estágio ou até mesmo, de contrato efetivo de emprego, através dos nossos diversos convênios e parcerias com empresas”, explica o professor Fábio.

“Possibilitamos o desenvolvimento de competências comportamentais, para além de competências técnicas que já são trabalhadas no dia a dia do curso. No TEIA, ofertamos mentorias diversas, auxiliando no autoconhecimento do aluno; ajudando a identificar seus objetivos de carreira e também, dando todo o suporte para suas demandas individuais e personalizadas, como o planejamento customizado de carreira” explica a coordenadora do Núcleo”, destaca Alessandra Aguiar, coordenadora responsável pelo Núcleo de Carreiras do Centro Universitário UNDB.

Ela lembra que a realização de eventos como a feira “Giro de Carreiras UNDB” é fundamental para aumentar as chances de estágio e emprego:

“Estamos sempre articulando parcerias com empresas de diversos segmentos, através de seus gestores e recrutadores, para ofertar as melhores oportunidades para nossos alunos. O objetivo do nosso Núcleo é aumentar a empregabilidade de nossos alunos e a sua inserção no mercado de trabalho desde o estágio. Para tal, ampliamos a rede de contatos e a visibilidade profissional dos alunos, com a promoção de eventos. Realizamos mensalmente o TEIA Talks, que aproxima o mercado de trabalho do ambiente acadêmico através de convidados – em sua maioria recrutadores e gestores de diversas áreas. Também realizamos o Giro de Carreiras, a nossa feira de carreiras que, além de propiciar esse networking, oferece também uma interação entre empresas e oportunidades do mercado”, comenta Alessandra.

“Promovemos workshops com temas como marketing pessoal e elaboração de currículos. Nosso Núcleo auxilia os alunos também na elaboração, tanto de currículos como cartas de apresentação. Para isso, contamos com um software dotado de uma estrutura de currículo, que conta com inteligência artificial, e guia nossos alunos através de mentorias online, baseadas na metodologia DISK, de mapeamento de habilidades e competências comportamentais e técnicas. Temos uma gestão de carreiras ativa e passiva. A gestão ativa foca em sempre estarmos captando vagas no mercado de trabalho para que os currículos gerados e que estão em nossa base de dados sejam disponibilizados para os recrutadores, sem que o aluno precise fazer algum tipo e intermediação. E gestão passiva, no sentido de usarmos os softwares que temos, chamados de plataforma de carreiras, para darmos maior visibilidade para aqueles processos seletivos que não conseguimos articular diretamente, como processos públicos ou de grandes empresas privadas. Com todos esses recursos e eventos, é assim que trabalhamos de forma muito engajada, para aproximar nossos alunos de uma carreira de sucesso, ofertando ferramentas e oportunidades que possam realmente alavancar suas carreiras”, acrescentou Alessandra Aguiar.

UM FUTURO PROMISSOR COM O APOIO DO TEIA

Às vésperas de sua formatura em Administração, o aluno da UNDB Rodrigo Rego Oliveira Azevedo está otimista com seu futuro profissional, pois além do diploma com o selo de excelência da UNDB e boas notas, ele leva na bagagem muita experiência prática, adquirida em um estágio realizado no Conselho Regional de Administração que conseguiu através do Núcleo:

“O papel do TEIA em minha vida foi incrível. O primeiro contato que tive foi participando de um evento que eles promoveram sobre gestão de carreirras, e que abriu portas para muitos alunos da UNDB, inclusive foi nesse evento que consegui o meu estágio no Conselho Regional de Administração. Além disso, participei de outros eventos também relevantes. O TEIA consegue abrir portas que, nós alunos sozinhos, não conseguiríamos facilmente, e nos aproxima muito do mercado de trabalho. Eu só tenho a agradecer à UNDB por me ajudar nessa fase final de conclusão do meu curso, me preparando melhor para a sonhada inserção no mercado de trabalho e me fazendo entender, de fato, como funcionam os estágios, as documentações, enfim, eles nos auxiliam em tudo. Estou otimista e muito preparado para exercer minha profissão”, declarou Rodrigo.

A aluna do 9º período de Psicologia, Yasmin Ferreira do Nascimento, de 24 anos, também já se beneficiou de vários serviços do TEIA, e atualmente faz um estágio intermediado pelo Núcleo, que segundo ela, foi formalizado de modo bem ágil, em apenas dois dias:

“Na plataforma do TEIA você se cadastra e começa a usufruir de serviços muito importantes, como testes de perfil comportamental, elabora o seu currículo; além de poder fazer todo o processo de formalização do termo de estágio de maneira mais ágil e fácil. Acredito que o TEIA está beneficiando muito alunos, com uma orientação bem completa. A coordenadora Alessandra é muito acessível e ativa, nos ajuda tirando dúvidas e orientando sobre estágios e carreira. Eu, por exemplo, estou fazendo um estágio muito bom na empresa Parvi ,que consegui via TEIA e sem burocracia. Antes, já fiz outro estágio extra-curricular sem ajuda do TEIA, e que demorou para ser viabilizado por conta da burocracia. Eu também participo de eventos do Núcleo e isso tudo enriquece muito a minha formação profissional com ações práticas, completando a teoria que vemos no curso”, atestou Yasmim que vai concluir sua graduação no final de 2024, e até lá pretende seguir colecionando muitas experiências práticas, que vão fortalecer ainda mais o seu currículo profissional.