Novo vagão social da Estrada de Ferro Carajás é apresentado à comunidade e começa a circular este mês

A Vale apresentou hoje (22) às comunidades e parceiros o novo Vagão Social do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC). O vagão foi completamente reformado e modernizado e volta a circular na ferrovia com nova programação ainda este mês. As atividades estavam suspensas desde 2020 em virtude da pandemia da Covid-19. Nesta nova fase, além de viajar acoplado ao Trem de Passageiros, será possível promover ações itinerantes nas Estações ao longo da ferrovia.

Vagão Social retoma atividades com visual novo, mais interativo e com uma programação diferente | Créditos: Imagem Ilustrativa

“É uma nova fase para trazer ainda mais interação com as comunidades e agregar mais valor à viagem, com a oferta de atividades e serviços em um espaço moderno e confortável. Neste primeiro semestre, vamos levar o vagão, para as comunidades, em itinerância, nas estações ferroviárias. Os visitantes poderão ir até o vagão para conhecer um pouco da Vale, do trem de passageiros e das ações sociais realizadas, além de receber orientações sobre segurança para convivência com a ferrovia”, explica a supervisora do Trem de Passageiros, Ivoneide Aquino.

Nas ações itinerantes, onde o vagão social fica estacionado nas estações de passageiros ao longo da ferrovia por alguns dias, o vagão social estará acoplado a um ‘mini trem”. “Nós teremos uma mini composição, com locomotiva, gerador próprio, carro especial, carro econômico, restaurante e o vagão social em si, oferecendo uma programação diferenciada”, destaca o analista Alex Rosário, que coordena as ações sociais do Trem de Passageiros.

A primeira experiência do vagão é o “Espaço Criança”, que conta com áreas para leitura e brincadeiras. Entre os novos elementos, destacam-se uma arvore do conhecimento e painel sensorial, que vão fazer a alegria e prometem despertar o interesse dos pequenos pela leitura.

No centro do vagão, o “Espaço Itinerante” conta com uma arquibancada e vai abrigar exposições e será utilizado também para realização de oficinas e palestras.

As mulheres também terão um espaço especial no vagão social: a Rede Mulheres do Maranhão (empreendedoras e quebradeiras de coco babaçu) e a Cooperativa Mulheres de Barro (grupo de artesãs de Parauapebas, no Pará), iniciativas apoiadas pela Vale e Instituto Cultural Vale, agora contam com um espaço totalmente dedicado à exposição e comercialização de seus produtos. Nesse ambiente, o público poderá conhecer um pouco das matérias-primas utilizadas e das histórias dos produtos que serão comercializados.

Depois de São Luís, a primeira parada do Vagão Social será na estação de Santa Inês na próxima sexta-feira, 25. E até junho, a mini composição deve estacionar nas estações de Açailândia (MA), Marabá e Parauapebas, no Pará.

A retomada das atividades do Vagão social ocorre após o avanço da vacinação nos municípios do Maranhão e do Pará, com número restrito diário de visitantes e adoção de medidas sanitárias preventivas em função da Covid-19, agendamento prévio, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel.

Em viagem

A partir de junho, já a bordo do Trem de Passageiros, o Vagão Social volta a promover ações como o “Segurança no período junino”, que é uma ação educativa para estimular os cuidados com a segurança, ao longo da ferrovia, durante o período de festas juninas; “Chefe de Trem por um Dia”, realizada com os alunos de escolas localizadas no entorno da ferrovia, onde eles conhecem o trem e detalhes do trabalho do Chefe de Trem; além das campanhas de conscientização voltadas para a saúde e segurança na ferrovia, entre outras.

Sobre o Vagão Social

O vagão foi criado em 2017 com a proposta de disponibilizar acesso gratuito à uma programação diferenciada durante o trajeto entre São Luís (MA) e Parauapebas (PA) como serviços de saúde, oficinas voltadas à geração de renda, palestras educativas, apresentações teatrais entre outras. Durante dois anos de atividade, o vagão promoveu mais de 40 ações e atendeu mais de 20 mil pessoas.

Sobre o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás:

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás interliga os estados do Maranhão e Pará, percorrendo um total de 27 municípios, sendo 24 no Maranhão e 3 no Pará.

O trem parte de São Luís, da estação do Anjo da Guarda, às segundas-feiras, quintas e sábados, sempre às 8h. No sentido inverso, sai de Parauapebas (PA) para São Luís, nas terças, sextas e domingos, às 6h. A viagem completa entre os dois estados dura em média 16h.

Por ano, sem a incidência das restrições relacionadas à pandemia da Covid 19, cerca de 300 mil pessoas utilizam este serviço de transporte, que chega a custar em alguns trechos 40% a menos que o valor praticado na viagem rodoviária.