Nordeste tem PIB com maior alta em 2022, segundo 4intelligence

De acordo com a  estimativa realizada pela 4intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados, o Nordeste fechou o quarto trimestre de 2022 com o maior resultado registrado entre as regiões brasileiras, com alta de 0,9% no seu Produto Interno Bruto do Brasil (PIB). O resultado positivo foi alavancado pelo desempenho da Agropecuária e dos Serviços, com crescimento de 5,7% e 2,3%, respectivamente. O resultado anual acumulado do PIB fecha na casa dos 5,6%.

Em 2023, o Nordeste deve apresentar o desempenho mais negativo entre as regiões, com queda de 1,1%, após crescimento mais forte em 2022. O principal motivador é o setor de serviços, que deve dar maiores sinais de desaceleração em 2023, fruto de um cenário econômico mais restritivo.

Pelo lado da Indústria, o desempenho no último trimestre do ano foi praticamente neutro em relação ao trimestre anterior. No acumulado do ano, o setor industrial fecha com alta de 5,5%, atrás apenas de Serviços, que teve crescimento de 6,5%. Levando em consideração o último trimestre de 2022, o levantamento aponta que o segmento de Serviços cresceu 2,3% na região. Já o ramo do Comércio teve alta de 3,5% no trimestre, fechando o ano com alta de 6,5%, maior expansão registrada na região em 2022. A Agropecuária teve resultado positivo, com alta de 5,7%, frente à queda observada no trimestre anterior.