Noite de Natal Solidária será organizada pelo Instituto Empoderar-se, reconhecido por dar assistência jurídica a mulheres

O Instituto Empoderar-se, Organização voltada à mulheres que vivenciam uma realidade violenta, realizará no dia 18 de dezembro uma Ceia natalina voltada a mulheres e mães de jovens e adolescentes de uma comunidade localizada no município de Raposa que se encontram com baixa condição financeira, onde acabariam sem essa tradicional comemoração.

O instituto Empoderar-se, já conhecido por suas ações e campanhas voltadas contra a violência feminina, esse ano inovou em sua ação natalina, onde antes era uma distribuição de sopa a moradores de rua, agora contará com uma cozinha própria dentro de uma casa de apoio a jovens e adolescentes, voltada ao preparo de uma tão almejada Ceia. A noite do evento contará com jogos e brincadeiras, também com distribuição de brinquedos para as crianças da comunidade, e claro, o jantar solidário a todos os que se fizerem presentes.

Segundo a presidente e idealizadora do Instituto Empoderar-se, Kelly Karen Serra, o instituto responsável pela parceria é o instituto Recanto dos Poetas, voltado a uma assistência social a famílias carentes de recursos em sua própria comunidade, da raposa. Em depoimento, ela afirma se sentir grata por enfim conseguir retribuir ações e doações da sociedade em forma de realizar uma comemoração que nem todas as famílias um dia vão conseguir proporcionar aos seus. Ela ainda pontua que não há satisfação maior do que a de ver nos olhos dessas mulheres a sensação de conforto e pertencimento, já que sua expectativa é a de abraçar não só aos jovens e adolescentes, mas todas essas outras mulheres que são sempre deixadas à margem.

Com suas prioridades voltadas ao bem estar de mulheres em situações de violências em geral, além de também abraçar comunidades negras e LGBT+, o Instituto Empoderar-se nasceu no início da pandemia, quando houve um aumento exponencial das taxas de feminicídios ou tentativas. O seu foco principal é prestar a essas mulheres e minorias da sociedade uma assessoria jurídica para um melhor enfrentamento das tais situações, e num plano conseguinte gerar um ambiente de conforto para quem se encontra num abalo psicológico causado por elas.

Segundo relatos de umas das mulheres já ajudadas pelo instituto, a sua característica principal para com as pessoas é a de fazê-las compreender seu poder interno, valorizando e cultivando o amor próprio das mulheres, incentivando-as a tomarem o controle de suas vidas e tomarem decisões que respeitem as suas vontades.

Por fim, o Instituto se fará disponível para o recebimento das doações ao Natal Solidário até o dia 17 de dezembro, buscando suprir a algumas dificuldades encontradas em um todo da comunidade em questão, o instituto almeja alcançar o máximo de famílias possível, sempre à procura do bem estar das minorias.