MPMA promove palestras em alusão ao Agosto Lilás

O Ministério Público do Maranhão realizou duas palestras sobre a Lei Maria da Penha nos municípios de Açailândia e Imperatriz, na segunda, 7, e terça-feira, 8, respectivamente. Em Açailândia, a sede do evento foi o Teatro Municipal, já em Imperatriz, a palestra foi realizada no auditório das Promotorias de Justiça.

As atividades, em alusão ao Agosto Lilás, foram realizadas pelo Centro de Apoio Operacional do Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO–Mulher) em parceria com a Escola Superior do Ministério Público do Maranhão.

Como parte do Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha, promovido pelo MPMA, as palestras tiveram como convidado o promotor de justiça Thimotie Aragon Heemann, do MP do Paraná.

“Faço uma avaliação muito positiva dos dois eventos que tiveram um ótimo público e que contam com uma interação permanente do MPMA e a sociedade na busca pela melhor forma no combate à violência contra a mulher “, comentou o palestrante.

Em Açailândia, o tema discutido foi o Fortalecimento da Rede no Enfrentamento à Violência de Gênero, com a mediação da coordenadora do CAO–Mulher, Sandra Fagundes.

“Foi muito importante a participação do promotor convidado, percebemos que em Açailândia conseguimos alcançar nosso objetivo, que é fortalecer a rede de apoio à mulher, além de implantar sementes para iniciar grupos reflexivos para homens em diversos municípios”, avaliou a promotora de justiça.

O tema levado para Imperatriz foi a importância dos grupos reflexivos no enfrentamento à violência contra a mulher e como elemento de transformação social, que teve como mediadora a titular da 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, Gabrielle Gadelha.

“Nós conseguimos reunir representantes da Rede não só de Imperatriz, mas também de Governador Edison Lobão, Davinópolis e outros municípios do entorno, com o desejo de implementar grupos reflexivos por se tratar de uma política pública de extrema importância”, explicou Gabrielle Gadelha.

Em Imperatriz a atividade também teve como debatedor o servidor do MPMA Ezequias Mesquita Lopes, professor e pesquisador sobre violência de gênero e grupos reflexivos.

As palestras também contaram com a presença da diretora em exercício da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, Elyjeane Carvalho, e do presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão, Gilberto Câmara Júnior. Membros do MPMA da Região Tocantina participaram do evento.