MPMA participa de solenidade comemorativa do Instituto Histórico e Geográfico

Os 95 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) foram comemorados em sessão solene na manhã desta sexta-feira, 20, na sede do Memorial do Ministério Público do Maranhão, em São Luís. O evento foi realizado em parceria com a Escola Superior do MPMA.

A diretora da Escola Superior, Karla Adriana Farias Vieira, representando o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, saudou os participantes da solenidade e lembrou que o IHGM tem em seus quadros membros do MPMA, a exemplo dos promotores de justiça Ana Luiza Almeida Ferro, Ronald Pereira dos Santos, Washington Cantanhede e a procuradora de justiça aposentada Elimar Figueiredo.

“O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão tem contribuído de modo singular com o resgate histórico, geográfico e cultural do nosso estado. Nesse abraçar entre passado, presente e futuro faço meus agradecimentos pelos préstimos do nobre instituto que em muito tem contribuído com o fortalecimento da defesa do patrimônio histórico do Maranhão”, afirmou Karla Vieira.

COOPERAÇÃO TÉCNICA

A representante do MPMA destacou, ainda, que será celebrado acordo de cooperação técnico-científica com o IHGM visando o desenvolvimento de programas, projetos e atividades nos campos das instituições. A parceria deve ampliar a divulgação de fatos e figuras históricas ligadas ao Ministério Público e eventos institucionais.

SELO

A cerimônia teve prosseguimento com o lançamento do selo comemorativo dos 95 anos do IHGM. O representante dos Correios, Sílvio Eduardo Silva, conduziu a obliteração da peça postal junto com os membros do IHGM e do MPMA.

As promotoras de justiça Karla Adriana Vieira e Ana Luiza Almeida Ferro, que compõe os quadros do IHGM e da Escola Superior do MPMA, também realizaram a obliteração do selo.

PARCERIA

Ao final do evento, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, José Augusto Silva Oliveira, agradeceu a parceria do Ministério Público em sediar a sessão solene nas dependências do Memorial. “O Ministério Público tem uma equipe fabulosa e sua dedicação é demonstrada em todos os detalhes. O Instituto Histórico e Geográfico foi fundado em 20 de novembro de 1925 e contribui significativamente ao estudar, debater e divulgar questões da história, geografia e ciência no Maranhão. O objetivo é engrandecer o conhecimento científico e cultural”.