MPMA firma cooperação institucional com CNMP

O Ministério Público do Maranhão aderiu nesta terça-feira, 30, ao Mapa Estratégico do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP), cuja missão é fortalecer, fiscalizar e aprimorar a instituição, zelando pela unidade, autonomia funcional e administrativa, além de atuar de forma sustentável e socialmente ativa.

O termo de adesão e cooperação foi assinado, simultaneamente, pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, em São Luís, e pelo conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, Sebastião Caixeta, em Brasília. A assinatura foi realizada durante sessão virtual do Colégio de Procuradores de Justiça do MPMA.

“Agradeço ao MP do Maranhão por formalizar sua adesão para que a gente possa fazer um aprofundamento do diálogo, troca de informações e cooperação técnica com benefícios para a sociedade em geral”, avaliou Caixeta.

A cooperação compreende a prestação de assessoria técnica pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público e o fornecimento de informações sobre o planejamento estratégico do MPMA.

Antes da assinatura, os membros auxiliares da CPE/CNMP Ana Lara Camargo e Carlos Eduardo de Andrade explicaram, por videoconferência, a metodologia utilizada para a elaboração do Planejamento Estratégico Nacional e destacaram as contribuições do Ministério Público do Maranhão. 

“O Ministério Público do Maranhão tem que se fazer integrado com o Conselho Nacional e todos os outros Ministérios Públicos. A nossa missão é cuidar do nosso povo”, afirmou Eduardo Nicolau.

Segundo o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA, Carlos Henrique Vieira, toda a equipe do setor atuou para que fosse efetivada a adesão ao Mapa Estratégico do PENMP. “O objetivo é propiciar ao Ministério Público uma face nacional, por meio de um conjunto de ações institucionais, mas sem se descuidar das realidades regionais, tendo em vista as dimensões continentais do nosso país”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.