Giro de Noticias

MPMA encerra Formação em Mediação Escolar

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Gabinete de Mediação Comunitária e da sua Escola Superior, encerrou, nesta quinta-feira, 10, a Formação em Mediação Escolar (20h/a), no Centro de Ensino Paulo Freire, escola da rede pública estadual localizada no bairro Habitacional Turu. A formação foi iniciada no dia 20 de setembro e teve a participação de 90 alunos integrantes das turmas do primeiro ano do ensino médio dos turnos matutino e vespertino.

O promotor de justiça Vicente Martins, coordenador do Programa MP na Comunidade, participou do encerramento do curso nas duas turmas. Na oportunidade, conversou com os participantes sobre a importância do Ministério Público para a sociedade; sobre a sua carreira como promotor de justiça e sobre a influência dos princípios da Cultura de Paz e da Mediação no seu cotidiano de trabalho, inclusive nos atendimentos que realiza à frente da Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante. 

Vicente Martins destacou a importância desse tipo de atividade. “Foi muito gratificante e estimulador testemunhar como o trabalho sobre Mediação e Cultura de Paz, desenvolvido pelo Programa Comunitário em Mediação e Práticas Restaurativas nas escolas, tem encontrado ressonância junto aos jovens. De igual modo, falar sobre o papel do Ministério Público na sociedade para esse público é sempre importante, além de recarregar nosso entusiasmo com a instituição”, ressaltou.

Os professores Bruno Ferreira, Marislane Vieira e Nazaré Ramos, que juntos ministram a Disciplina Eletiva Cultura de Paz do CE Paulo Freire, agradeceram a parceria do Ministério Público durante o segundo semestre de 2022. A coordenadora pedagógica Ana Cleide Costa também registrou seus agradecimentos ao Ministério Público, relatando quão perceptível é o impacto do trabalho com Cultura de Paz no cotidiano da comunidade escolar.

Emocionados, alguns jovens também expressaram, por meio de palavras e músicas, seus agradecimentos pela oportunidade de aprender sobre Cultura de Paz. Alguns relataram, inclusive, que mudaram muito, de forma positiva, seus comportamentos e seus relacionamentos com familiares e colegas de turma.