MPMA e IHGM assinam convênio para valorização da memória institucional

Na manhã desta quinta-feira, 4, na Procuradoria Geral de Justiça, o Ministério Público do Maranhão, representado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e pelo Programa Memória do MPMA, assinou convênio de cooperação técnica com o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) visando à realização de pesquisas e ações conjuntas para o resguardo da memória institucional.

Conforme o documento, ficou estabelecido o desenvolvimento de programas, projetos e atividades para a divulgação de fatos e personalidades históricas ligadas ao Ministério Público do Maranhão, assim como a celebração de datas alusivas a fatos e pessoas importantes para a memória da instituição ministerial. O convênio tem prazo de 24 meses, podendo ser prorrogado.

Pelo MPMA, assinaram o termo o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, a diretora do Escola Superior do Ministério Público, Karla Adriana Holanda Farias Vieira, e o coordenador do Programa Memória do MPMA, Teodoro Peres Neto. Como presidente do IHGM, subscreveu José Augusto Silva Oliveira.

Também acompanharam a assinatura os promotores de justiça José Márcio Maia Alves (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais) e Ana Luiza Almeida Ferro, que integra o Programa Memória do MPMA.

“Este convênio, é mais uma iniciativa para ampliarmos o trabalho de resgate e valorização da memória do Ministério Público. Tenho certeza de que o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão vai contribuir muito para novas pesquisas e descobertas sobre a importância da trajetória da nossa instituição”, ressaltou Eduardo Nicolau.

Na ocasião, o IHGM entregou uma lista com o primeiro levantamento feito de promotores públicos (como anteriormente se chamavam os promotores de justiça) que foram patronos das cadeiras do IHGM.

Na lista, constam como patronos: Francisco de Paula Ribeiro (cadeira 12), Raimundo José de Sousa Gayoso (cadeira 13), Candido Mendes de Almeida (cadeira 19), Antonio Gonçalves Dias (cadeira 20, cuja ocupante atual é a procuradora aposentada Elymar Figueiredo), César Augusto Marques (cadeira 22) e Luiz Antônio Vieira da Silva (cadeira 23).

Também foram patronos do IHGM: Celso Tertuliano da Cunha Magalhães (cadeira 25), Antônio Batista Barbosa de Godóis (cadeira 38), João Dunshee de Abranches Moura (cadeira 40) e Jerônimo José de Viveiros (cadeira 56).

No documento, foi destacada a comemoração de 80 anos de aniversário de João Dunshee de Abranches Moura como exemplo de resultado da parceria entre as instituições.