Câmara Municipal de São Luís inicia treinamentos aos servidores, sobre Gestão de Qualidade

A Câmara Municipal de São Luís iniciou, nesta quinta-feira (4), um treinamento sobre Gestão de Qualidade, para os 31 chefes de gabinetes dos vereadores. Conduzido pelo setor de Gestão de Qualidade, o treinamento será encerrado nesta sexta-feira (5), após as exposições dos gestores da Casa, acerca dos procedimentos de trabalho dos setores, aos assessores parlamentares.

Neste primeiro dia de treinamento, os chefes de gabinetes puderam conhecer as rotinas e atribuições do Cerimonial, da Controladoria, Segurança Patrimonial, Controle Patrimonial e Comunicação Social do Legislativo Municipal.

Já na sexta-feira, o treinamento vai abordar: Sistema Eletrônico e Tramitação de Processos; Processo de Protocolo Legislativo; e Processo de Manutenção de Infraestrutura e Processo de Limpeza.

Segundo o gestor de Qualidade da Câmara, Bruno Lima, o treinamento serve para que os chefes de gabinetes conheçam cada setor do Poder, para contribuir com a Gestão de Qualidade deste.

“Elaboramos este treinamento de ambientação, junto à equipe dos assessores parlamentares e priorizamos as chefias de gabinetes, por conta dos protocolos sanitários. Mas será uma rotina, que manteremos durante toda a legislatura, onde vamos estar treinando as equipes dos gabinetes e assessores, quanto aos procedimentos da Casa. Solicitamos que cada gestor, chefe de departamento, comparecesse e explicasse um pouco de suas responsabilidades para manter a qualidade da gestão, desde a chefia de manutenção e limpeza, diretoria de comunicação, segurança até o jurídico da Câmara”, explicou Bruno.

De acordo com ele, esse projeto inclui todos os departamentos da Câmara, englobando 15 a 20 destes, no total. Mas, todos os setores do Legislativo estão comprometidos com esse processo. “A gente sabe que é início de legislatura e estamos tendo esse primeiro contato, para tirar dúvidas, orientar as equipes de assessores dos gabinetes, mostrar quem são as pessoas responsáveis por cada setor, para que todos consigam entregar um trabalho de qualidade junto aos vereadores e à população de São Luís”, finalizou o gestor.

O treinamento, trata-se de uma apresentação do Sistema de Gestão de Qualidade da Câmara Municipal de São Luís, aos novos e antigos servidores da Casa Legislativa. O sistema tem algumas premissas, que é a elaboração de procedimentos, acompanhamento da eficiência por meio de indicadores, e o objetivo do projeto, a satisfação dos clientes, no caso, os vereadores e a população de São Luís. Por ser um sistema, envolve desde o servidor que executa o serviço mais simples, até o presidente da Câmara, levando em conta, que, toda a Casa precisa estar empenhada em prestar um serviço de qualidade.