MPMA, Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros discutem atuação em áreas de risco

O Ministério Público do Maranhão foi um dos participantes de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 2, na sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, na qual foi discutida a atuação de várias instituições em relação às áreas de risco de São Luís, em especial nesse momento em que fortes chuvas atingem a capital.

Além do MPMA, representado pelo promotor de justiça de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural Luís Fernando Cabral Barreto Junior, e da Defensoria, participaram o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e a Defesa Civil do Estado.

Um dos encaminhamentos da reunião foi a realização de um mapeamento das áreas de risco com o cruzamento das regiões que já são alvo de acompanhamento pelo Sistema de Justiça e com intervenção da Defesa Civil, possibilitando o alinhamento entre as várias instituições.

Também deverão ser identificadas as áreas em que já houve intervenções estruturais, para eliminação dos riscos, e sociais, com a remoção da população e encaminhamento para programas assistenciais ou habitacionais. Além disso, deverão ser apontadas as áreas mais graves e que devem ser submetidas a ações prioritárias.

As instituições envolvidas também estão analisando a possibilidade de criação de uma página na internet para controle da sociedade em relação às áreas de risco.

Uma nova reunião, para atualização das ações, deverá ser realizada no início de março.