MPMA adota nova ferramenta para dados de desmatamento

Membros do Ministério Público do Maranhão que atuam na defesa do meio ambiente já têm à disposição um sistema com dados sobre desmatamento. O Map Biomas Alerta é disponibilizado pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Embora o Acordo de Cooperação Técnica para disponibilização da plataforma ainda esteja em tratativas entre o CNMP e os diversos ramos do Ministério Público Brasileiro, a ferramenta já está disponível a membros e servidores dos MPs. Com ela, é possível a emissão de laudos de constatação de desmatamento em todos os biomas, com imagens de alta resolução.

No caso do Ministério Público do Maranhão, já foi efetuado o cadastramento da instituição com a prerrogativa de customizar os laudos/relatórios de constatação de desmatamento, conforme as necessidades da unidade. Os servidores do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural (CAO-UMA) já estão se habilitando para trabalhar com essa plataforma e, em breve, estaremos aptos a emitir os primeiros laudos.

“Com essa plataforma o Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão, com apoio da Administração Superior, completa mais uma fase de estruturação técnica e espera melhor atender às demandas  dos órgãos de execução relativas a desmatamento em todo o estado”, avaliou o coordenador do CAO-UMA, Luis Fernando Cabral Barreto Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.