Divisão Médica já realizou mais de 600 atendimentos durante pandemia

O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), por meio da Divisão Médica e Odontológica, realizou durante a pandemia do novo coronavírus 690 atendimentos. Há 30 dias implantou o serviço de webconsulta para magistrados e servidores, uma das medidas de prevenção ao contágio pelo vírus. A unidade atende presencialmente apenas as urgências médicas de pacientes que não estejam com suspeita de Covid-19. Nas demais situações, o atendimento é por telemedicina (telefone e webconsulta).


Os números são relativos aos 100 primeiros dias da juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago, à frente da Diretoria do Fórum de São Luís, e da gestão do corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten. Nesse período, a Divisão realizou 205 atendimentos médicos, 360 de enfermagem, 18 por e-mail e fez o trâmite de 107 licenças para tratamento de saúde. Também acompanhou 114 pessoas, elaborou 13 materiais educativos de prevenção ao novo coronavírus (banners, folhetos informativos, cartilhas e dois vídeos) e implantou o serviço de telemedicina.

O atendimento por telemedicina deve ser agendado pelo sistema SALUS, no link Sentinela, no site do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Para o agendamento é necessário que o magistrado ou o servidor esteja com os dados cadastrais atualizados no Mentorh, sistema de administração funcional.

A chefe da Divisão Médica e Odontológica, Mariany Melo, explicou que nos 100 primeiros dias da nova gestão do Fórum de São Luís, a unidade desenvolveu várias ações do Programa de Combate à Covid-19, que estabeleceu as medidas para o atendimento do setor nesse período, seguindo as recomendações constantes do Guia de Condutas Covid-19 , do TJMA. O programa visa ao acompanhamento epidemiológico de pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19, oferecendo atendimento por telefone ou videoconsulta.

CONSULTAS – o atendimento por telefone é exclusivo para pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19, enquanto que as videoconsultas estão disponíveis para aquelas com suspeita ou confirmação de Covid-19, exames anuais de saúde e consultas eletivas.

Já o atendimento presencial é oferecido exclusivamente para as urgências médicas de magistrados, servidores e colaboradores que não estejam com suspeita de Covid-19. Antes de se dirigir ao setor, o paciente deve entrar em contato com a Divisão Médica, pelos telefones (98)3194-5632 ou 98406-2600, informando a demanda.

O apoio à videoconsulta/teleorientação e o atendimento administrativo na Divisão Médica ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h neste mês de agosto, pelo telefone e WhatsApp (98)3194-5632 ou 98406-2600 e e-mail (medico_slz@tjma.jus.br).

Devido à pandemia não está sendo realizado atendimento odontológico presencial, mas mantido o serviço por telefone. Para isso, é necessário ligar para os números (98)3194-5632 ou 98406-2600.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.