Giro de Noticias

Meu filho caiu e quebrou um (ou mais!) dentes! O que devo fazer?

Imagine a seguinte cena: seu filho está brincando e, de repente, em um piscar de olhos, se desequilibra e cai. Ao socorrer a criança, você percebe que a região da boca está sangrando e um dentinho quebrou. E agora? O que fazer? É o caso de recorrer a um profissional?

A professora do curso de Odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Flávia Paixão, explica que é normal que ocorram acidentes com a dentição na infância. “Isso porque esse é o período em que a criança está descobrindo o mundo e está cheia de curiosidades, então acidentes podem acabar acontecendo. Algumas pancadas causam deslocamento do dente, fraturas ósseas e sangramentos excessivos, que podem ser identificados por um profissional”, orienta Flávia.

De acordo com a especialista, após a queda, a orientação é levar o pequeno ao dentista, que irá avaliar a situação e, assim, tomar as devidas providências. “Após um trauma, pode ocorrer sangramento. Os pais podem observar o pedaço do dente fora da boca ou até mesmo o dente completo fora da cavidade e, em alguns casos até não encontrá-lo, que é o que acontece em caso de intruisão, quando o dente é empurrado para dentro da cavidade com o impacto. Em todas as situações, a criança deve ser levada até um profissional para tratá-la corretamente”, afirma.

A profissional explica ainda que as providências adotadas podem ser diferentes, variando se o dente for “de leite” ou permanente. “Quando há a quebra do ‘dente de leite’, ele é retirado e inserido um mantenedor de espaço, que aguardará a chegada do novo dentinho”, afirma Flávia.

Já quando o dente é permanente, é necessária uma avaliação pelo odontologista. Isso porque pode haver ou não a possibilidade da reimplantação. “O dentista terá que observar cada caso, já que existem situações em que o dente é avulsionado, ou seja, ele sai da cavidade do osso na mandíbula. Quando isso ocorre parcialmente, a reimplantação pode acontecer através de um tratamento. Agora, o dente saiu por completo, o profissional terá que avaliar as condições em que os pais ou responsáveis levaram o dente para o consultório”, esclarece.

“Nos casos em que o indivíduo perde totalmente o dente, a recomendação é pegar apenas na coroa (parte superior do dente), lavar em água corrente ou soro fisiológico e levar até o dentista. Para conservar o dente, o indicado é colocá-lo em um potinho com soro ou dentro do leite e levar até o profissional, que avaliará a possibilidade de reimplantação ou não”, finaliza.