Maranhão salta de 5 para 55 unidades do VIVA/PROCON entre 2015 e 2021; veja onde estão

Nesta semana, a cidade de Amarante do Maranhão, a 432 km de São Luís, foi palco de um feito histórico: a inauguração da 55ª unidade do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (VIVA/PROCON), órgão que está presente em todas as regiões.

“Quando chegamos ao governo, havia apenas cinco unidades do VIVA/PROCON para garantir acesso a direitos. Hoje são 55 unidades. Uma rede de cidadania atualmente presente em todas as regiões do Estado”, disse o governador Flávio Dino.

Em Amarante, 74 mil moradores da cidade e da Região Tocantina agora são beneficiados com os serviços de cidadania e direitos do consumidor ofertados pela autarquia estadual.

“Os cidadãos e consumidores de Amarante e região agora ganham uma unidade do VIVA/PROCON. Mais cidadania e direitos ao alcance de todos, numa estrutura com conforto, segurança e acessibilidade. Contem conosco”, afirmou a presidente do VIVA/PROCON, Karen Barros.

Atendimento presencial e online

E não são poucos os serviços disponibilizados. Apenas em 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19, as unidades VIVA/PROCON espalhadas por todas as regiões do Maranhão atenderam mais de 2 milhões de pessoas, em mais de 30 serviços públicos disponíveis online, no site do órgão.

Com a retomada progressiva das atividades presenciais, as unidades VIVA/PROCON reabriram as portas – com respeito aos protocolos sanitários e regras de distanciamento social – para atender cidadãos em busca de emissão de RG, serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), inscrição e consulta do CPF, entre outros.

Agendamentos de saúde

Em março do ano passado, outro serviço foi adicionado à cartela de atendimentos oferecidos pelo VIVA/PROCON: a marcação de consultas e exames nas Policlínicas de São Luís, além da expedição ou atualização da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), fruto de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A marcação de consultas pode ser realizada de forma presencial nas unidades VIVA/PROCON Shopping da Ilha (Maranhão Novo), Golden Shopping (Calhau) Pátio Norte Shopping (Estrada de Ribamar) e Beira-Mar (Centro), por meio do site procon.ma.gov.br ou via aplicativo VIVA PROCON, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, onde também é possível acompanhar o status do agendamento.

“A decisão do Governo Flávio Dino é expandir o VIVA/PROCON em todo o Estado. Saltamos de cinco para 55 unidades. Isso significa ao povo cidadania, oportunidade de o cidadão ter o seu documento, fazer consultas, tirar certidões, enfim, um grande serviço público. Uma parceria entre o município e o Governo do Estado”, disse o vice-governador Carlos Brandão, durante a entrega da unidade VIVA/PROCON de Amarante do Maranhão.

Outros serviços

No site do VIVA/PROCON é possível ainda agendar uma série de outros serviços, como por exemplo, pesquisa e emissão de atestado de antecedentes criminais, emissão da 1ª e 2ª via do alistamento militar, serviços da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e Equatorial Energia, emissão de título eleitoral, renovação de carteira de estudante e venda de créditos e muitos outros.

Já no app VIVA/PROCON, também é possível fazer agendamentos de saúde na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão, conhecida como Clínica Sorrir, bem como teste de Covid-19 para pacientes crônicos.

Veja abaixo a relação de unidades do VIVA/PROCON já inauguradas e cidades contempladas com o serviço:

Açailândia (VIVA)
Araioses (PROCON e VIVA)
Alcântara – Cujupe (PROCON e VIVA)
Amarante do Maranhão (PROCON e VIVA)
Bacabal (PROCON e VIVA)
Balsas (PROCON e VIVA)
Barra do Corda (PROCON e VIVA)
Barreirinhas (PROCON e VIVA)
Carolina (PROCON e VIVA)
Caxias (PROCON e VIVA)
Chapadinha (PROCON e VIVA)
Codó (PROCON e VIVA)
Coelho Neto (PROCON e VIVA)
Colinas (PROCON e VIVA)
Coroatá (PROCON e VIVA)
Cururupu (PROCON e VIVA)
Estreito (PROCON e VIVA)
Godofredo Viana (PROCON e VIVA)
Imperatriz – Imperial Shopping (PROCON e VIVA)
Itapecuru-Mirim (PROCON e VIVA)
Lago da Pedra (PROCON e VIVA)
Pastos Bons (VIVA)
Pedreiras (PROCON e VIVA)
Pinheiro (PROCON e VIVA)
Presidente Dutra (PROCON e VIVA)
Santa Inês (PROCON e VIVA)
Santa Luzia do Paruá (PROCON e VIVA)
Santa Luzia (PROCON e VIVA)
São Bento (VIVA)
São João dos Patos (PROCON e VIVA)
São Luís – Beira-Mar (PROCON e VIVA)
São Luís – Shopping da Ilha (PROCON e VIVA)
São Luís – Shopping Passeio (PROCON e VIVA)
São Luís – Golden Shopping (PROCON e VIVA)
São Luís – Terminal do Distrito Industrial (PROCON e VIVA)
São Luís – Terminal São Cristóvão (PROCON e VIVA)
São Luís – Aeroporto (PROCON)
São José de Ribamar – Pátio Norte (PROCON e VIVA)
São José de Ribamar – Agência Municipal do Trabalho (PROCON e VIVA)
Timon (PROCON e VIVA)
Viana (PROCON e VIVA)
Vitorino Freire (PROCON e VIVA)
Zé Doca (PROCON e VIVA)

Postos de atendimento do VIVA/PROCON
Maternidade de Alta Complexidade (VIVA)
Maternidade Nossa Senhora da Penha (VIVA)
São Luís – Biblioteca Pública Benedito Leite – Telecentro (VIVA)
São Luís – Faculdade Estácio de Sá (PROCON)
São Luís – Faculdade Florence (PROCON)
São Luís – Faculdade UNDB (PROCON)
São Luís – Fórum Desembargador Sarney Costa (PROCON)
Alto Parnaíba (VIVA)
Fortaleza dos Nogueiras (VIVA)
Formosa da Serra Negra (VIVA)
Grajaú (VIVA)
São Luís Gonzaga do Maranhão (VIVA)