Maranhão já inaugurou mais de 1.350 obras do Escola Digna; média é de um equipamento educacional entregue a cada dois dias

“ O Maranhão tem o governo da educação”. Foi com essa mensagem que o secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, anunciou que o Maranhão atingiu a marca de 1.358 obras do programa Escola Digna completas e inauguradas em todas as regiões do Maranhão. Com esse saldo positivo, o estado alcançou a média de um equipamento educacional entregue a cada dois dias.

Em homenagem ao Dia da Educação, o governador Flávio Dino divulgou artigo onde destaca que a educação é um direito inegociável, “mesmo diante de todas as dificuldades que temos enfrentado no contexto de pandemia da Covid-19”. 

“Executar o maior plano multidimensional da história do Maranhão, no âmbito da educação, não tem sido uma tarefa simples. Desde 2015, nosso primeiro ano de gestão, estruturamos e efetivamos o Programa Escola Digna, a partir de um tripé essencial: infraestrutura escolar, valorização profissional e fortalecimento da aprendizagem […] como resultado, estruturamos a maior rede educacional que o Maranhão já teve, inclusive com a instalação pioneira da educação em tempo integral”, destacou o governador no texto. 

Mais de 120 obras educacionais entregues durante a pandemia

Dados da Seduc confirmam o esforço da gestão estadual para manter uma agenda contínua de obras e entregas na área da educação. De acordo com a Seduc, desde o início da pandemia, em março de 2020, já foram entregues um total de 121 obras educacionais, entre reformas, adequação, construção e revitalização. Somente entre os meses de junho e julho de 2021, foram inaugurados 20 novos equipamentos voltados à aprendizagem. 

Entre os Faróis do Saber e centros de ensino inaugurados de março de 2020 a junho de 2021, a Seduc contabiliza a reforma de três escolas municipais (em parceria com a Prefeitura de Presidente Dutra), 46 escolas de nível médio, 34 Escolas Dignas (escolas construídas em substituição a estruturas inadequadas), 15 Faróis do Saber, sete novas unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), 15 Centros Educa Mais (para oferta de educação integral) e um Núcleo de Tempo Integral (prédio escolar amplo também para oferta de ensino integral em apoio às escolas de uma região). 

Segundo o secretário Felipe Camarão, os investimentos na área da educação não param. Nas redes sociais, Camarão comunicou que atualmente estão em curso outras 142 obras do programa Escola Digna em todo o Maranhão.

“Atualmente, são 142 obras educacionais em execução no Maranhão: reforma e construção de escolas em tempo integral e parcial, quadras poliesportivas, além das intervenções nos Faróis do Saber. Isso, por todo o estado: Baixada, Litoral Leste, Médio Mearim, Baixo Parnaíba, Munim, Centro, Sertão e Sul. Simbora”, comemorou o secretário.